Pular para o conteúdo principal

Com ação na Somália, sobe para 45 número de vítimas do terror na África em dois dias

Foram doze mortos em ataque reivindicado pelo grupo radical Shabab na capital Mogadíscio. Outros ataques, com as digitais do Boko Haram, atingiram Camarões e Nigéria no final de semana

Atentado no Jazeera Palace Hotel em Mogadishu, Somalia
Atentado no Jazeera Palace Hotel em Mogadishu, Somalia, neste domingo (26)(Reuters)
A explosão de um carro-bomba na frente de um hotel deixou pelo menos doze mortos neste domingo em Mogadíscio, capital e maior cidade da Somália. Com isso, subiu para 45 o total de vítimas de uma série de atentados que abalaram o continente africano neste final de semana.
Outras dezenove pessoas morreram em razão do ataque suicida de uma mulher-bomba em Maroua, no norte de Camarões, no final da noite de sábado. Na manhã de domingo, a tragédia se repetiu na Nigéria: catorze pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas após o ataque de mais um terrorista suicida a um mercado da cidade de Damaturu, capital do Estado de Yobe.
Embora nenhuma organização tenha reivindicado a autoria até o momento, tanto o atentado em Camarões quanto aquele que atingiu a Nigéria seguem o padrão das ações do grupo radical islâmico Boko Haram. Registrado nas cercanias de um bar movimentado, o ataque em Camarões ocorreu apenas três dias depois de outros dois que as autoridades também acreditam estar ligados ao Boko Haram. A cidade de Maroua fica próxima da fronteira com a Nigéria e é base de ações militares conjuntas dos dois países contra o grupo.
Leia também:
Desenhos de crianças refugiadas retratam terror do Boko Haram
Boko Haram coloca a vida de 800.000 crianças em risco, diz Unicef
'Esperávamos pelo dia em que seríamos mortas', conta refém do Boko Haram
O atentado em território nigeriano aconteceu poucas horas depois, já na manhã de domingo. O terrorista suicida detonou seus explosivos na entrada de um mercado, segundo relatou à Agência Efe uma testemunha do ataque, que conseguiu contar 14 corpos. "A explosão foi tão forte que sacudiu os edifícios da região", disse Asabe Abukabar, que mora perto do mercado e cujo edifício foi afetado pela detonação.
Nos últimos meses o grupo terrorista Boko Haram recorreu aos atentados em mercados, locais de culto e estações de ônibus para prosseguir sua campanha de terror no nordeste da Nigéria, onde procura implantar um califado islâmico. O exército classifica estes locais de "alvos fáceis", que o grupo ataca para continuar matando após perder terreno perante o avanço dos militares nigerianos e da força multinacional de países vizinhos. Desde o último dia 29 de maio, quando o novo presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, tomou posse de seu cargo, a milícia fundamentalista matou mais de 500 pessoas.
No caso do atentado de hoje na Somália, a autoria foi reivindicada por outro grupo radical islâmico, o Shabab. Os terroristas divulgaram que o ataque ao hotel Jazeera Palace, localizado nas proximidades do aeroporto de Mogadíscio e muito utilizado por diplomatas estrangeiros, teria sido uma retaliação à morte de civis em ações do exército somali.
(Com agência EFE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular