Pular para o conteúdo principal

Obama critica comentários "ridículos" de candidatos republicanos

Durante visita à Etiópia, presidente americano reagiu a discursos de Donald Trump, Mike Huckabee e Ted Cruz

Barack Obama durante discurso na Universidade de Kansas, nos Estados Unidos
Obama critica comentários e ataques de pré-candidatos republicanos(Reuters)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou nesta segunda-feira os "ridículos" e "tristes" comentários feitos por pré-candidatos republicanos à Casa Branca como Donald Trump, Mike Huckabee e Ted Cruz, e os considerou parte de uma agenda do Partido Republicano de recorrer a "ataques degradantes" para conseguir atenção.
Durante sua visita à Etiópia, Obama reagiu a um comentário de Huckabee, que disse que, diante do acordo nuclear com o Irã, o presidente americano pretendia "agarrar os israelenses e basicamente levá-los à porta do forno", em uma alusão aos crematórios usados nos campos de concentração nazistas.
Leia também:
Obama vai à Etiópia discutir combate ao terrorismo
Obama pede igualdade de direitos para homossexuais na África
Trump ataca pré-candidatos e diz que não há limite de gastos em sua campanha
"Acredito que os comentários particulares do senhor Huckabee são parte de uma pauta geral, que poderíamos considerar ridícula se não fosse tão triste", disse Obama em entrevista coletiva oferecida junto com o presidente etíope, Hailemariam Desalegn.
Obama sugeriu que Huckabee, ex-governador do Arkansas e pré-candidato republicano nas eleições de 2016, estaria tentando tomar o lugar de Trump, que cresceu nas pesquisas de intenção de voto.
O presidente americano não se referiu diretamente aos comentários de Trump sobre os imigrantes mexicanos, tachados de "estupradores", "narcotraficantes" e "criminosos". No entanto, lamentou que quando Trump criticou em meados deste mês o senador republicano John McCain por ter sido "capturado" e feito prisioneiro de Guerra do Vietnã, "o Partido Republicano se indignou, mas essas mesmas pessoas ficaram caladas" quando o magnata fez "comentários atrozes" sobre o próprio Obama.
"Estamos criando uma cultura que não conduz a uma boa política, e o povo americano merece algo melhor. Certamente os debates presidenciais deveriam ser melhores", afirmou.
Obama lembrou que em 18 meses, em janeiro de 2017, entregará "as chaves" da Casa Branca para seu sucessor, e quer que seja alguém que "seja sério sobre os problemas que o país e o mundo enfrentam e isso requer, tanto dos republicanos como dos democratas, um sentido de seriedade, de decoro e de honestidade".
O presidente americano lamentou que "um senador na ativa", o republicano Tom Cotton, "chame (o secretário de Estado americano) John Kerry de Pôncio Pilatos", e que o senador e pré-candidato republicano Ted Cruz sugira que Obama, e não o Irã, "é o principal Estado patrocinador do terrorismo".
"Esses são líderes do Partido Republicano", assinalou Obama. "E o que historicamente tornou os Estados Unidos grande, no tocante à política externa, foi um reconhecimento que estes assuntos de guerra e paz são tão sérios, com consequências tão graves, que não podemos jogar com eles assim".
Obama opinou que os "ataques pessoais" lançados pelos principais pré-candidatos republicanos sobre o acordo nuclear alcançado este mês com o Irã "não ajudam a informar o povo americano".
(Com EFE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...