Pular para o conteúdo principal

Agência Fitch deve anunciar novo rating do Brasil até o final de julho

Nota do País está atualmente em processo de revisão; até o final desta semana, empresa deverá anunciar um corte nas projeções do PIB brasileiro de 2013

NOVA YORK - A agência de classificação de risco Fitch deve anunciar até o final de julho como fica o rating soberano brasileiro, que está atualmente em processo de revisão, disse a diretora sênior responsável por América Latina na Fitch, Shelly Shetty, com exclusividade ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, em Nova York. Além disso, a Fitch deve anunciar até o final desta semana um corte nas projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2013, provavelmente para algo em torno de 2,5%, ante 3% da estimativa atual.

A Fitch atribui a nota "BBB" para o Brasil, na categoria grau de investimento e com perspectiva "estável" (o que indica igual chance de o rating ser rebaixado ou elevado). Shelly diz que pela política da agência não pode adiantar o que acontecerá com a nota brasileira no processo de revisão ou mesmo com a perspectiva do rating até que seja divulgado o relatório final, previsto para sair até o final do mês que vêm. Recentemente, a Standard and Poor''s (S&P) rebaixou a perspectiva da nota brasileira para "negativa" e a Moody''s disse que também deve mudar o viés, mas sem revelar para qual nível.
No começo do mês, a executiva da Fitch esteve em Brasília em reuniões reservadas com a equipe da política econômica, inclusive com o ministro da Fazenda, Guido Mantegam e o Tesouro. Mas a agência também não comenta o que foi discutido nestas conversas fechadas.
Sobre os protestos brasileiros, a diretora da Fitch diz que a reação inicial foi de surpresa diante do tamanho das manifestações nas capitais brasileiras, mas ressaltou que ainda é cedo para avaliar impactos nos gastos públicos e nas contas do governo. "Estamos vendo vários governantes indo falar com a presidente e temos que monitorar de perto qual tipo de decisão o governo vai tomar, que políticas vai implementar e que tipo de impacto podem ter na economia", disse. "No caso dos gastos públicos, ainda é muito cedo para falar em impactos e tirar conclusões, pois ainda estamos esperando anúncios mais detalhados de que política vai ser tomada."
Além do Brasil, a Fitch vai reduzir a projeção de expansão econômica para outros países que formam a sigla Bric, que inclui China, Índia e Rússia. Shelly diz que após um período de forte crescimento, os mercados emergentes passam por um momento mais complicado, em um cenário global marcado ainda por crescimento frágil e desigual.
Shelly participou nesta terça-feira, 25, da edição de 2013 da "Conferência Bancária Global", promovida pela Fitch. O evento avalia o setor financeiro e as perspectivas para a economia global e ocorre em nove cidades do mundo, que inclui Nova York, Frankfurt, Hong Kong e Paris.
A executiva ressaltou em sua apresentação que crescimento econômico fraco e dívida dos governos alta está pesando na avaliação de risco soberano da maioria dos mercados emergentes e países em desenvolvimentos. Nos emergentes, apenas oito países estão com perspectiva "positiva" para o rating soberano e a maioria, 11 países, está com viés "negativo", mostra um levantamento divulgado pela Fitch na conferência.
A situação é pior nos países em desenvolvimento, que inclui países da África, América Latina e Ásia, onde nenhum tem perspectiva "positiva" no rating e dez têm viés "negativo". A Fitch não informou o número de países em desenvolvimento e emergentes com perspectiva "estável'', que é o caso do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p