Pular para o conteúdo principal
Internacional
Início do conteúdo

Ilhas Senkaku pertencem ao Japão, diz Abe




Em um discurso realizado nesta quinta-feira, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, voltou seu foco diretamente para a necessidade de uma defesa forte e uma postura diplomática, pedindo à China que se abstenha de "atos perigosos".


Abrindo seu discurso com um apelo por um Japão forte e independente, Abe disse que "não há disputa territorial que requer resolução", já que as ilhas Senkaku "claramente pertencem ao Japão". As ilhas também são reivindicadas pela China, que as chama de Diaoyu.

Abe caracteriza um incidente ocorrido em janeiro, quando navios de guerra chineses colocaram um navio japonês me seus radares de armas, como um "ato perigoso que pode aumentar as coisas". China nega conhecimento oficial do incidente.

Ainda que ele tenha oferecido garantias de que as relações com a China e com a Coréia do Sul são importantes e não devem ser afetados por problemas individuais, o discurso ficou em contraste com um feito em janeiro, quando as questões de segurança só receberam menção superficial.

Em vez disso, o foco desta vez foi na diplomacia e defesa - assuntos que o premiê é amplamente conhecido por ter opiniões fortes, mas que têm sido atenuadas em favor da economia.

"Os desafios contínuos às nossas fronteiras e soberania aumentaram o nível de hostilidade do nosso ambiente de segurança", disse Abe.

Citando as palavras da ex-premiê britânica Margaret Thatcher proferidas durante o conflito na década de 1980 com a Argentina sobre as Ilhas Malvinas, Abe disse que "a regra do direito internacional deve triunfar sobre o esforço da força". Ele acrescentou que as recentes ameaças aos limites territoriais do Japão são um "perigo claro e presente" para a comunidade internacional.

Referindo-se ao seu encontro com o presidente dos EUA, Barack Obama, na semana passada, Abe assumiu o crédito por restaurar a relação diplomática do Japão com os EUA. O partido de Abe alega que as relações entre as duas nações foram danificadas durante o mandato de três anos do Partido Democrático do Japão (PDJ).

No entanto, ele permaneceu em silêncio sobre se o Japão iria se juntar ao pacto de livre comércio (TPP, na sigla em inglês), reiterando apenas que o governo iria tomar uma decisão daqui para frente.

A participação no TPP é altamente dividida para o Partido Liberal Democrata, sobre o qual o setor agrícola tem influência significativa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p