Pular para o conteúdo principal

Papa lidera vigília de Páscoa na Basílica de São Pedro


Em sermão, pontífice orienta fiéis a não temer "as surpresas de Deus"


Francisco segura uma vela durante a Vigília, na Basílica de São Pedro
 

O papa Francisco presidiu a missa solene de vigília de Páscoa na Basílica de São Pedro, a primeira de seu pontificado, para introduzir a Igreja Católica no dia mais importante de seu calendário litúrgico. No sermão, o pontífice orientou os fiéis a não temer "as surpresas de Deus".

Leia também:


A cerimônia começou no átrio da basílica, onde Francisco acendeu o Círio Pascoal, símbolo de Cristo. Francisco usou um furador para fazer uma incisão sobre o círio, gravando uma cruz e o número do ano 2013, e pronunciou em latim: "Cristo ontem e hoje, princípio e fim, alfa e ômega. A Ele pertence o tempo e os séculos, a Ele a glória e o poder por muitos e muitos séculos".

A imensa basílica permaneceu escura no início da cerimônia para relembrar a escuridão na tumba de Jesus antes da ressurreição, três dias após sua crucificação, segundo a tradição cristã. Cerca de 10.000 fiéis acenderam velas à medida que Francisco, o ex-cardeal Jorge Bergoglio, da Argentina, caminhava pelo corredor principal. Em seguida, as luzes da basílica se acenderam.

Francisco, de 76 anos de idade, usando vestes brancas relativamente simples - ao contrário das roupas mais elaboradas preferidas por seu antecessor, Bento XVI - relembrou a história bíblica das mulheres que foram ao túmulo de Jesus e ficaram surpresas ao encontrá-lo vazio. Instou os fiéis a nunca perder a confiança durante as dificuldades e atribulações da vida diária e pediu àqueles que tenham se desviado da fé que deixem que Deus retorne para suas vidas. "Deixe Jesus ressuscitado entrar em sua vida, acolhê-lo como um amigo, com confiança. Ele é a vida. Se até agora você o tem mantido à distância, dê um passo à frente. Ele o receberá de braços abertos", disse o papa em italiano.

A vigília pascal, ou lucernário, é um dos ritos mais antigos da liturgia e é celebrado na noite do Sábado de Aleluia, que Santo Agostinho chamou de 'a mãe de todas as vigílias', em alusão à espera pela ressurreição do Filho de Deus, segundo creem os cristãos.

No domingo de Páscoa, ele vai celebrar outra missa e, em seguida, dirigirá aos fiéis a tradicional benção "Urbi et Orbi" (à cidade e ao mundo) do balcão central da Basílica de São Pedro. A varanda é o mesmo local onde ele apareceu pela primeira vez ao mundo como papa, na noite de 13 de março.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular