Pular para o conteúdo principal

Amanda Knox e ex-namorado vão enfrentar novo júri


Justiça italiana anulou absolvição do casal por morte de estudante britânica, em 2007. Os dois ficaram quatro anos presos, mas foram libertados em 2011


A americana Amanda Knox
A americana Amanda Knox

A americana Amanda Knox e seu ex-namorado Raffaelle Sollecito, inocentados em 2011 do assassinato da estudante britânica Meredith Kercher, ocorrido em 2007 na Itália, vão enfrentar um novo julgamento. A decisão foi proferida nesta terça-feira pela Corte de Cassação italiana, última instância de apelação no país, segundo a BBC.



Entenda o caso


  1. • Meredith Kercher foi encontrada morta no quarto do apartamento que dividia com Amanda Knox, em 2007.
  2. • Ela estava seminua e tinha ferimentos pelo corpo, o que alimentou a versão da promotoria de que teria sido vítima de um jogo sexual regado a drogas.
  3. • Inicialmente, Amanda e o namorado italiano, que sempre negaram o crime, foram condenados - ela a 26 anos de prisão, ele, a 25. Eles apelaram, enquanto a promotoria pedia prisão perpétua.
  4. • Em outubro de 2012, a Justiça italiana inocentou os dois, mas em março de 2013 atendeu ao pedido de promotores de anular a absolvição. Agora, Amanda e o namorado vão enfrentar um novo julgamento.




A justiça italiana atendeu ao pedido de anulação da absolvição, feito por promotores de Perugia, onde ocorreu o crime. Advogados da família de Meredith também alegavam que o veredicto que inocentou o casal tinha falhas e deixou aspectos centrais do caso inexplicados.

Amanda, que voltou para casa, na região de Seattle, após ser libertada - ela e o italiano Sollecito cumpriram quatro anos na prisão -, lançaria, em abril, seu livro de memórias. Segundo a BBC, o novo julgamento deve ser realizado em Florença.

O crime - O corpo seminu de Meredith, com mais de 40 ferimentos e um corte fundo na garganta, foi encontrado no apartamento que ela dividia com Amanda em Perugia, em 2007. Para a promotoria, Amanda e Sollecito mataram Meredith em um ataque sexual instigado por álcool e drogas.

Inicialmente, eles foram considerados culpados e sentenciados a 26 e 25 anos de prisão, respectivamente, depois de um julgamento que saiu nos jornais do mundo todo. Em 2011, suas condenações foram derrubadas e eles foram libertados.

Um terceiro acusado, Rudy Guédé, da Costa do Marfim, continua negando participação na morte de Meredith, mas permanece detido depois de ter sido julgado em um processo separado, no qual admitiu parcialmente algumas acusações.

Surpresa - "Amanda está comovida, surpresa, porque pensávamos que este tema estava encerrado", afirmou o advogado da americana, Carlo Dalla Vedova, ao canal CNN na Itália. "Mas, ao mesmo tempo, ela está disposta a batalhar como tem feito nos últimos cinco anos", completou.

O advogado deu a entender que Knox não retornará à Itália para o novo processo "por muitas razões". "Não sabemos exatamente quais são os motivos da decisão da Corte de Cassação, mas estamos prontos para a batalha", disse.

Família - "Nós todos ainda sentimos terrivelmente a falta de Meredith", disse Stephanie, irmã da estudante assassinada, em comunicado nesta segunda-feira. "Uma linda jovem, minha irmãzinha, nos foi tirada cedo demais de maneira tão brutal, com tantos fatores inexplicados". Nesta terça-feira, à BBC, Stephanie disse estar feliz com a decisão da justiça italiana.

Francesco Maresca, advogado que representa a família de Meredith, disse que o julgamento que inocentou o casal, há dois anos, foi cercado de muita pressão externa. "O juiz mostrou vontade, desde o início, de absolver", disse Maresca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p