Pular para o conteúdo principal

China anuncia compra de caças e submarinos da Rússia


Acordo foi fechado antes da visita do novo presidente chinês a Moscou


O presidente russo Vladimir Putin encontra o nvo líder chinês, Xi Jinping, no Kremlin, em Moscou
O presidente russo Vladimir Putin encontra o nvo líder chinês, Xi Jinping, no Kremlin, em Moscou

A China fechou acordo com a Rússia para adquirir 24 caças Su-35 e quatro submarinos Lada-class, de acordo com informações divulgadas pela TV estatal chinesa nesta segunda-feira. A compra representa a crescente cooperação militar entre Pequim e Moscou, e uma tentativa de contrabalancear o domínio militar dos Estados Unidos, informou a rede britânica BBC. O acordo foi assinado pouco antes da primeira viagem internacional de Xi Jinping depois de ser nomeado presidente da China. Em Moscou, ele se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin, neste fim de semana de semana. O valor do acordo não foi divulgado.





A visita também abriu caminho para acordos de compra de petróleo e gás natural da Rússia para abastecer a indústria chinesa, e acordos de cooperação entre os dois países na área de tecnologia militar. Dos quatro submarinos a serem adquiridos, dois serão construídos na Rússia e dois na China.





Em 2012, o orçamento oficial do gigante comunista para o setor de Defesa cresceu cerca de 11,2%, ultrapassando pela primeira vez a marca dos 100 bilhões de dólares (cerca de 201 bilhões de reais). No entanto, especialistas estimam que o gasto efetivo do governo chinês em defesa seja o dobro do orçamento oficial. Os Estados Unidos gastam mais de 700 bilhões de dólares na área.






África – Depois de sua visita à Rússia, Xi Jinping viajou à África, onde visitará a Tanzânia, a África do Sul e a República do Congo ao longo desta semana. Em sua primeira parada, a Tanzânia, o líder chinês renovou a oferta de empréstimos de 20 bilhões de dólares para a África entre 2013 e 2015 e prometeu “ajudar os países africanos a transformar a concessão de recursos em força para o desenvolvimento, e a alcançar um desenvolvimento independente e sustentável".



A presença chinesa em países africanos sofre críticas principalmente em relação à geração de empregos. Complexos industriais operam apenas com funcionários chineses, o que provoca protestos de africanos que pedem empregos e qualificação. Em resposta, Xi Jinping disse que Pequim treinará 30 mil profissionais africanos e oferecerá 18 mil bolsas para estudantes africanos, além de "intensificar a transferência de tecnologia" para o continente.



Nesta terça, o líder chinês parte para África do Sul, onde participa da cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Antes da abertura do encontro, a presidente Dilma Rousseff se reunirá reservadamente com o novo presidente da China. O encontro será uma tentativa de reverter a queda no comércio com os chineses.

Primeira-dama – A rede americana CNN também destacou a primeira viagem internacional de Peng Liyuan como primeira-dama da China. “Sorrindo de forma radiante, ela cumprimentou os anfitriões russos, um ou dois passos atrás do marido”, diz o artigo.

O texto traz a declaração de um funcionário do governo chinês, que não foi identificado. “Sempre ansiamos ter uma primeira dama elegante, que fosse apresentável para o mundo exterior. Agora temos uma”. Cita ainda um elogio à Peng publicado por um cidadão chinês no Twitter: “Os Estados Unidos têm a Michelle (Obama), nós temos Peng Liyuan”.

Se ainda está sendo apresentada internacionalmente, Peng, de 51 anos, já é bastante conhecida na China. A soprano tornou-se conhecida com sua participação na festa do Ano Novo Chinês em 1982, onde interpretou “Nas planícies da esperança”, um de seus hits.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p