Pular para o conteúdo principal

Em 1ª audiência pública, papa Francisco exalta Bento XVI


Pontífice foi recebido por multidão entusiasmada na Praça de São Pedro. Segundo Vaticano, o argentino abriu mão do luxuoso apartamento papal

Papa Francisco é saudado por multidão na Praça de São Pedro antes de sua primeira audiência pública
Papa Francisco é saudado por multidão na Praça de São Pedro antes de sua primeira audiência pública

Recebido por uma multidão entusiasmada na Praça de São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco realizou, na manhã desta quarta-feira, a primeira audiência pública de seu pontificado. No encontro semanal com os fiéis, Francisco exaltou o legado deixado por Bento XVI.


O papa afirmou que "recolhe o testemunho'" de seu antecessor, e que após a Semana Santa retomará a catequese do Ano da Fé, aberta por Joseph Ratzinger. Francisco dedicou a catequese de hoje à Semana Santa.

A audiência pública reuniu cerca de 20.000 pessoas. O arcebispo de Roma chegou ao no local no papamóvel descoberto e foi recebido sob aplausos e saudações como "Viva o papa" e "Te adoramos". Como fez em outras ocasiões, o novo papa beijou crianças e cumprimentou fiéis.


A quarta-feira é o dia tradicionalmente destinado pelos papas para reunir-se com os fiéis de todo o mundo que visitam o Vaticano. Durante a audiência, o pontífice dedica a catequese a um tema que considera interessante e depois costuma fazer um resumo do mesmo em diferentes idiomas.

Apartamento papal - O Vaticano informou, nesta terça-feira, que o papa quer continuar, por enquanto, em uma residência simples e não tem planos de se mudar para os espaçosos e régios apartamentos papais. Atualmente, Francisco está hospedado no Domus Santa Martha, um hotel-residência de estilo moderno dentro da Cidade do Vaticano, onde permaneceu durante o conclave que o elegeu papa no dia 13 de março.


Embora os apartamentos papais no Palácio Apostólico --que consiste em mais de uma dúzia de quartos, bem como quartos para funcionários e um terraço-- estejam disponíveis, Francisco não mostra nenhum desejo de se mudar em breve, disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Nos últimos dias, Francisco saiu de um quarto único da residência, que tem cerca de 130 quartos, para uma suíte, de forma a ter mais espaço para trabalhar e receber as pessoas, disse Lombardi.

Austeridade - Francisco estabeleceu um tom mais austero para o papado em relação a seu antecessor Bento 16, que ganhou uma reputação de adotar costumes suntuosos. Lombardi disse que o papa gosta da atmosfera da residência onde ele vive junto com outros clérigos.

O papa reza uma missa na capela local todas as manhãs e convida os trabalhadores do Vaticano e outros convidados a participar. "Eu não posso fazer previsões a longo prazo, mas por enquanto parece que ele está fazendo experiências com este tipo simples de habitação", disse Lombardi.

O porta-voz disse que o papa vai usar os escritórios no Palácio Apostólico e suas grandes salas de recepção para atender chefes de estado e delegações, e continuará a aparecer a cada domingo para conceder uma bênção a partir da janela do apartamento papal com vista para a Praça de São Pedro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.