Pular para o conteúdo principal

Em 1ª audiência pública, papa Francisco exalta Bento XVI


Pontífice foi recebido por multidão entusiasmada na Praça de São Pedro. Segundo Vaticano, o argentino abriu mão do luxuoso apartamento papal

Papa Francisco é saudado por multidão na Praça de São Pedro antes de sua primeira audiência pública
Papa Francisco é saudado por multidão na Praça de São Pedro antes de sua primeira audiência pública

Recebido por uma multidão entusiasmada na Praça de São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco realizou, na manhã desta quarta-feira, a primeira audiência pública de seu pontificado. No encontro semanal com os fiéis, Francisco exaltou o legado deixado por Bento XVI.


O papa afirmou que "recolhe o testemunho'" de seu antecessor, e que após a Semana Santa retomará a catequese do Ano da Fé, aberta por Joseph Ratzinger. Francisco dedicou a catequese de hoje à Semana Santa.

A audiência pública reuniu cerca de 20.000 pessoas. O arcebispo de Roma chegou ao no local no papamóvel descoberto e foi recebido sob aplausos e saudações como "Viva o papa" e "Te adoramos". Como fez em outras ocasiões, o novo papa beijou crianças e cumprimentou fiéis.


A quarta-feira é o dia tradicionalmente destinado pelos papas para reunir-se com os fiéis de todo o mundo que visitam o Vaticano. Durante a audiência, o pontífice dedica a catequese a um tema que considera interessante e depois costuma fazer um resumo do mesmo em diferentes idiomas.

Apartamento papal - O Vaticano informou, nesta terça-feira, que o papa quer continuar, por enquanto, em uma residência simples e não tem planos de se mudar para os espaçosos e régios apartamentos papais. Atualmente, Francisco está hospedado no Domus Santa Martha, um hotel-residência de estilo moderno dentro da Cidade do Vaticano, onde permaneceu durante o conclave que o elegeu papa no dia 13 de março.


Embora os apartamentos papais no Palácio Apostólico --que consiste em mais de uma dúzia de quartos, bem como quartos para funcionários e um terraço-- estejam disponíveis, Francisco não mostra nenhum desejo de se mudar em breve, disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Nos últimos dias, Francisco saiu de um quarto único da residência, que tem cerca de 130 quartos, para uma suíte, de forma a ter mais espaço para trabalhar e receber as pessoas, disse Lombardi.

Austeridade - Francisco estabeleceu um tom mais austero para o papado em relação a seu antecessor Bento 16, que ganhou uma reputação de adotar costumes suntuosos. Lombardi disse que o papa gosta da atmosfera da residência onde ele vive junto com outros clérigos.

O papa reza uma missa na capela local todas as manhãs e convida os trabalhadores do Vaticano e outros convidados a participar. "Eu não posso fazer previsões a longo prazo, mas por enquanto parece que ele está fazendo experiências com este tipo simples de habitação", disse Lombardi.

O porta-voz disse que o papa vai usar os escritórios no Palácio Apostólico e suas grandes salas de recepção para atender chefes de estado e delegações, e continuará a aparecer a cada domingo para conceder uma bênção a partir da janela do apartamento papal com vista para a Praça de São Pedro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...