Pular para o conteúdo principal

Novos direitos podem causar até 815 mil demissões

Número foi estimado pela ONG Doméstica Legal, que realizou pesqusa com 2.900 empregadores

BRASÍLIA - O aumento do custo de manutenção de empregados domésticos, determinado pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66, a PEC das Domésticas, pode provocar aumento da informalidade e desemprego. A ONG Doméstica Legal, por exemplo, estima até 815 mil desligamentos. Em janeiro, ela realizou uma pesquisa com 2.900 empregadores, e 85% disseram que demitiriam caso a PEC fosse aprovada.
A organização é favorável à concessão de mais direitos aos empregados domésticos, mas avalia que isso deveria ser contrabalançado com uma redução de custos para o empregador. Dessa forma, o impacto negativo das mudanças seria menor.
O governo chegou a estudar, há dois anos, a criação de um "Simples das Domésticas". Tal como é feito hoje pelas micro e pequenas empresas, os empregadores recolheriam um determinado valor, que cobriria as contribuições ao Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por exemplo. O Simples também tornaria o cumprimento das obrigações do empregador menos complicado. A proposta, porém, não avançou na época.
Outra consequência pode ser o aumento a informalidade, avalia o advogado trabalhista Renato Rua de Almeida. Ele acredita que essa pode ser a solução encontrada especialmente por empregadores de classe média e média baixa. "Essas pessoas vão começar a contratar diaristas duas vezes por semana para não criar vínculo trabalhista, porque a partir de três já se cria esse vínculo."
Mas há também quem recomende calma. O advogado trabalhista Renato Rua de Almeida, professor da PUC-SP, destaca que a família que demitir a empregada doméstica a partir de agora correrá o risco de sofrer uma ação trabalhista contra si. "Em geral, sem pagar horas extras, o patrão vai ter um custo a mais de 8% ao mês, apenas. Não pesa tanto no bolso, e evita um problema judicial", disse Almeida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...