Presidente do Irã faz primeira viagem à Europa em 16 anos
Após fim das sanções, Hassan Rohani se encontrará com os chefes de Estado da Itália e da França e com o papa Francisco
Rohani falou com jornalistas antes de embarcar com a ampla delegação política e econômica que o acompanhará nesta viagem. "O Irã está planejando usar a atmosfera positiva criada após a entrada em vigor do Plano Integral de Ação Conjunta (JCPOA) para estimular o crescimento e o desenvolvimento do país. Esta viagem a Itália e França serve a este propósito", disse o presidente.
Rohani destacou que a viagem é importante porque acontece em "um momento histórico" e acrescentou que nela assinará dois importantes acordos com os dois países em áreas de transporte aéreo e ferroviário e de cooperação na indústria automotiva. O Irã também anunciou que pretende comprar 114 aeronaves da companhia europeia Airbus até março desde ano. Esta é a primeira viagem ao exterior de Rohani desde o fim das sanções internacionais ao seu país, em 16 de janeiro.
No final de semana, o presidente chinês, Xi Jinping, se encontrou com Rohani em Teerã para "expandir os laços bilaterais para formar uma parceria estratégica abrangente". Xi e o presidente iraniano chamaram o momento de uma "nova época" nas relações entre os países. O presidente chinês foi o primeiro líder a visitar o Irã desde que as sanções internacionais contra a República Islâmica foram levantadas..
Comentários
Postar um comentário