Pular para o conteúdo principal

EI prepara mais ataques na UE, segundo Europol

Grupo extremista divulgou vídeo no domingo com últimas declarações dos terroristas de Paris e novas ameaças

Estado Islâmico
Estado Islâmico.
O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) prepara novos atentados na União Europeia (UE) e, mais concretamente, na França, segundo advertiu um relatório apresentado nesta segunda-feira pelo Escritório Europeu de Polícia, o Europol.
"As discussões levaram à conclusão de que o EI está preparando mais ataques terroristas, incluindo mais ataques ao estilo dos de Mumbai - que causaram 166 mortos em 2008 -, que seriam executados em Estados-membros da UE, e na França em particular", segundo o relatório.
No domingo, o EI divulgou um vídeo em que ameaça os países da "coalizão", sobretudo a Grã-Bretanha. Expressando-se em árabe e em francês, vários jihadistas dizem que "a mensagem é dirigida a todos os países que participam da coalizão" liderada pelos Estados Unidos. O vídeo também mostra um retrato do primeiro-ministro britânico, David Cameron, acompanhado de uma legenda em inglês que diz: "Quem quer que se alinhe com os infiéis será alvo das nossas espadas".
Leia também:
Quatro de cada dez franceses que se juntaram ao EI em 2015 são mulheres
ONU: Estado Islâmico mantém cerca de 3.500 escravos no Iraque
O gabinete do primeiro-ministro britânico, David Cameron, minimizou as ameaças do grupo jihadista contra a Grã-Bretanha em seu novo vídeo, e afirmou que a organização terrorista está em declive. "Estamos no processo de examinar este último vídeo de propaganda que é claramente um novo gesto do grupo terrorista abominável e que está claramente em declive", afirmou à imprensa um porta-voz de Cameron.
Paris - Publicada pelo braço midiático do EI, o Centro de Mídia Al Hayat, a gravação também contém imagens e últimas declarações de nove dos terroristas que participaram dos atentados em Paris no dia 13 de novembro do ano passado, entre eles o mentor dos ataques, Abdelhamid Abaaoud.
O vídeo deixa claro que os atentados em Paris não foram apenas inspirados pelo Estado Islâmico, e sim cometidos por membros-chave do grupo terrorista que foram treinados na Síria antes de serem designados para realizar os ataques em território europeu.
(Com agências AFP e EFE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...