China ultrapassa Estados Unidos em número de bilionários
País asiático tem 596 pessoas com mais de US$ 1 bilhão contra 537 dos EUA, segundo a revista de luxo Hurun Report, que tem sede em Xangai
A China tem atualmente 596 pessoas com fortuna superior a um bilhão de dólares, o que representa um crescimento de 242 bilionários na comparação com o ano passado, segundo a revista de luxo Hurun Report, que tem sede em Xangai. Desta forma, a China supera os Estados Unidos, que registram 537 pessoas com patrimônio superior a um bilhão de dólares.
"Apesar da desaceleração econômica, as maiores fortunas chinesas registraram seu melhor ano", disse o editor da Hurun Report, Rupert Hoogewerf.
O magnata do setor imobiliário e do entretenimento Wang Jianlin superou no topo do ranking o empresário Jack Ma, fundador da gigante do e-commerce Alibaba. Wang, fundador do conglomerado Wanda e dono de 20% do clube de futebol Atlético de Madrid, aumentou em 50% sua fortuna, que vale 34,4 bilhões de dólares. Wang Jianlin superou Jack Ma graças, em parte, à queda das ações do grupo Alibaba na Bolsa de Nova York. A fortuna de Jack Ma equivale a 22,7 bilhões de dólares.
O terceiro lugar da lista é ocupado pelo dono da empresa de bebidas Wahaha, Zong Qinghou, que tem patrimônio de 21 bilhões de dólares. Em seguida aparece Pony Ma, diretor-executivo da Tencent, dona do aplicativo para mensagens para smartphones WeChat, com 19 bilhões de dólares.
Logo depois aparece Lei Jun, dono da Xiaomi, fabricante de smartphones, que sonha em superar a Apple, dono de uma fortuna de 14 bilhões de dólares.
(Com agência France-Presse)
Comentários
Postar um comentário