Documentos secretos revelam alta imprecisão de ataques por drones dos EUA
Vazamento de relatório sobre atividades do Pentágono no Afeganistão, Somália e Iêmen indica que taxa de mortes não intencionais chega a 90% em certos períodos
De acordo com os documentos, nas operações realizadas no Afeganistão, Somália e Iêmen em um período de cinco meses, apenas 10% das mortes ocasionadas por ataques com drones, as aeronaves não tripuladas, eram de fato alvos dos americanos. Ou seja, nove em cada dez mortes não foram intencionais. O dado confronta a afirmação de que este tipo de ataque é mais preciso do que operações terrestres convencionais.
Mãe de jovem saudita condenado à decapitação pede ajuda de Obama
Obama vai manter tropas no Afeganistão até final do seu mandato
"É impressionante o número de casos em que o monitoramento de um suspeito é equivocado. Passam-se vários meses ou até anos antes que você perceba que em vez de estar correndo atrás de um alvo quente, você estava, na verdade, monitorando o telefone da mãe dele".
Snowden quer retornar aos EUA: 'Já me ofereci para ser preso'
Casa Branca não vai conceder perdão presidencial a Snowden
A União Americana Pelas Liberdades Civis (ACLU) também comentou o conteúdo dos documentos, afirmando que "o programa letal da administração Obama precisa desesperadamente de transparência e prestação de contas porque está corroendo o direito à vida e a segurança nacional".
(Da redação)
Comentários
Postar um comentário