Trump e Putin fecham acordo de cessar-fogo no Sudoeste da Síria
Anúncio será feito no domingo após término da cúpula do G20
HAMBURGO - Os presidentes Donald Trump (Estados Unidos) e Vladimir Putin (Rússia) decidiram em seu primeiro encontro pessoalmente na cúpula do G20 nesta sexta-feira que vão anunciar no domingo um cessar-fogo no sudoeste da Síria, perto da fronteira com a Jordânia, ao fim do evento que reúne lideranças mundiais das 20 maiores potências do mundo. A informação, que já havia sido adiantada por agências de notícias, foi confirmada pelo chanceler russo, Sergei Lavrov. A trégua — que, segundo Lavrov, foi decidia numa atmosfera construtiva — entrará em vigor a partir de 9 de julho.
O chanceler também afirmou que os dois presidentes concordaram em trabalhar para resolver a crise ucraniana. Um representante dos EUA deverá visitar a Rússia para discutir o assunto.
Vários acordos de trégua ou cessar-fogo foram implementados nos seis anos de guerra na Síria, mas todos fracassaram. R. C. Hammond, porta-voz do Departamento de Estado americano que acompanha o evento internacional, se recusou a comentar a questão.
A decisão foi tomada em uma reunião privada, que durou mais 2h20min — bem mais do que os 40 minutos estimados anteriormente pelo governo americano —, após uma breve aparição inicial dos dois líderes à imprensa. Além da questão síria, os presidentes falaram sobre a situação na Ucrânia, em conflito com a Rússia, e estratégias para conter o terrorismo e ataques cibernéticos, informou a agência russa Interfax.
— Tivemos um conversa muito longa — disse Putin após a sessão.
Aos repórteres, mais cedo, Trump disse que ambos já tiveram boas conversas e que estava honrado de encontrá-lo.
— Nós estamos ansiosos para muitas coisas positivas acontecendo para a Rússia, para os Estados Unidos e para todos os envolvidos. E é uma honra estar com você — disse o presidente dos EUA.
Putin disse que conversou com Trump várias vezes ao telefone sobre "assuntos bilaterais e internacionais muito importantes", mas que não foram conversas suficientes:
— Se quisermos resolver questões bilaterais e internacionais, definitivamentes precisamos de encontros pessoais. Estou satisfeito de poder encontrá-lo ao vivo, senhor presidente, e espero, como você disse, que nosso encontro produza resultados positivos — disse Putin em russo.
Mais cedo, imagens divulgadas pelo governo alemão já haviam mostrado um primeiro aperto de mão entre os presidentes quando os líderes mundiais se encontraram pela primeira vez.
Leia mais: https://oglobo.globo.com/mundo/trump-putin-fecham-acordo-de-cessar-fogo-no-sudoeste-da-siria-21564916#ixzz4mB2GMHid
stest
Comentários
Postar um comentário