Pular para o conteúdo principal

Trump e Putin fecham acordo de cessar-fogo no Sudoeste da Síria

Anúncio será feito no domingo após término da cúpula do G20

POR 
US President Donald Trump (R) and Russia's President Vladimir Putin speaks during their meeting on the sidelines of the G20 Summit in Hamburg, Germany, on July 7, 2017. Leaders of the world's top economies will gather from July 7 to 8, 2017 in Germany for likely the stormiest G20 summit in years, with disagreements ranging from wars to climate change and global trade. / AFP PHOTO / SPUTNIK / Mikhail KLIMENTIEV - MIKHAIL KLIMENTIEV / AFP
HAMBURGO - Os presidentes Donald Trump (Estados Unidos) e Vladimir Putin (Rússia) decidiram em seu primeiro encontro pessoalmente na cúpula do G20 nesta sexta-feira que vão anunciar no domingo um cessar-fogo no sudoeste da Síria, perto da fronteira com a Jordânia, ao fim do evento que reúne lideranças mundiais das 20 maiores potências do mundo. A informação, que já havia sido adiantada por agências de notícias, foi confirmada pelo chanceler russo, Sergei Lavrov. A trégua — que, segundo Lavrov, foi decidia numa atmosfera construtiva — entrará em vigor a partir de 9 de julho.
O chanceler também afirmou que os dois presidentes concordaram em trabalhar para resolver a crise ucraniana. Um representante dos EUA deverá visitar a Rússia para discutir o assunto.
Vários acordos de trégua ou cessar-fogo foram implementados nos seis anos de guerra na Síria, mas todos fracassaram. R. C. Hammond, porta-voz do Departamento de Estado americano que acompanha o evento internacional, se recusou a comentar a questão.
A decisão foi tomada em uma reunião privada, que durou mais 2h20min — bem mais do que os 40 minutos estimados anteriormente pelo governo americano —, após uma breve aparição inicial dos dois líderes à imprensa. Além da questão síria, os presidentes falaram sobre a situação na Ucrânia, em conflito com a Rússia, e estratégias para conter o terrorismo e ataques cibernéticos, informou a agência russa Interfax.
— Tivemos um conversa muito longa — disse Putin após a sessão.
  • Trump e Putin: relações misteriosas Foto: Reuters

    Eleições nos EUA

    Pressionado pelas agências de Inteligência, Trump admite que os russos podem ter feito ciberataques e campanhas que acabariam por ajudá-lo no pleito de 2016. A Rússia diz que as acusações são vazias e que inquéritos sobre possível interferência servem apenas para criar um ambiente hostil.
Aos repórteres, mais cedo, Trump disse que ambos já tiveram boas conversas e que estava honrado de encontrá-lo.
— Nós estamos ansiosos para muitas coisas positivas acontecendo para a Rússia, para os Estados Unidos e para todos os envolvidos. E é uma honra estar com você — disse o presidente dos EUA.
Putin disse que conversou com Trump várias vezes ao telefone sobre "assuntos bilaterais e internacionais muito importantes", mas que não foram conversas suficientes:
— Se quisermos resolver questões bilaterais e internacionais, definitivamentes precisamos de encontros pessoais. Estou satisfeito de poder encontrá-lo ao vivo, senhor presidente, e espero, como você disse, que nosso encontro produza resultados positivos — disse Putin em russo.
Mais cedo, imagens divulgadas pelo governo alemão já haviam mostrado um primeiro aperto de mão entre os presidentes quando os líderes mundiais se encontraram pela primeira vez.


Leia mais: https://oglobo.globo.com/mundo/trump-putin-fecham-acordo-de-cessar-fogo-no-sudoeste-da-siria-21564916#ixzz4mB2GMHid 
stest 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...