Pular para o conteúdo principal

PF prende quadrilha suspeita de fraudar saque de FGTS inativo

Os golpistas criavam falsas páginas de informação sobre o FGTS, onde captavam dados de trabalhadores com direito ao saque.

A Policia Federal prendeu hoje 17 pessoas suspeitas de fraudar o saque do pagamento da conta inativa do FGTS no Rio de Janeiro. As prisões acontecem no dia em que começa a última etapa de pagamento das contas inativas do FGTS, para os nascidos em dezembro.
Os golpistas criavam falsas páginas de informação sobre o FGTS, onde captavam dados de trabalhadores com direito ao recebimento. De posse dos dados necessários para o saque, como número do PIS e senha, os suspeitos iam até a agência para sacar o dinheiro.
“Não era uma quadrilha só. Eram vários grupos separados que usavam a estratégia de phishing, usando alertas falsos de internet para capturar dados. Uma parte dela veio de São Paulo e eles fizeram um site falso da Caixa Econômica Federal. Você clicava em alertas como ‘consulte aqui o seu saldo do FGTS’ e isso levava para um site falso da Caixa, onde digitava os dados”, explicou o delegado federal Erick Blatt, chefe do Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos.
Com os presos, foram apreendidos 160 mil reais. No penúltimo lote de trabalhadores beneficiados com o FGTS inativo, as fraudes levaram a prejuízo de 4 milhões de reais, em todo o país.
“A gente prevê que neste último lote o prejuízo seria de  700 mil reais a 1 milhão de reais, só no Rio de Janeiro. Em torno de 8 milhões de reais no país todo”, disse o delegado.
Depois de ouvidos na sede regional da PF, na Praça Mauá, os presos foram levados para fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e depois seguirão para o sistema prisional. De acordo com o delegado, os trabalhadores que foram vítimas dos criminosos poderão reaver as quantias junto à Caixa.

Pagamento

A Caixa Econômica Federal abriu cerca de 2.000 agências neste sábado para pagamento das contas inativas do FGTS dos trabalhadores nascidos em dezembro. Cerca de 2,5 milhões de trabalhadores nascidos em dezembro têm direito ao saque, que totaliza mais de 3,5 bilhões de reais.
O prazo de saque das contas inativas do FGTS se encerra no dia 31 de julho. O saldo da conta inativa será devolvido para o FGTS após esta data e só poderá ser sacado nos casos previstos em lei, como aposentadoria e compra da casa.
No sábado, as agências vão funcionar das 9h às 15h exclusivamente para pagamento e prestação de informação sobre as contas inativas do FGTS (veja quais estarão funcionando). Na segunda-feira, todas as agências abrem duas horas antes para atender esse público.
Canais de pagamento e documentação
Valores até 1.500 reais podem ser sacados no autoatendimento, somente com a senha do cartão Cidadão. Para valores até 3.000 reais, o saque pode ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha no autoatendimento, lotéricas e correspondentes.
Acima de 3.000 reais, os saques devem ser feitos nas agências Caixa. O banco diz que para facilitar o atendimento os trabalhadores devem levar documento de identificação e carteira de trabalho, ou outro documento que comprove a rescisão do contrato. Para valores acima 10 mil reais é obrigatória a apresentação de tais documentos.
(Com Agência Brasil)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p