Pular para o conteúdo principal
ni Sánchez lança jornal digital, e página é bloqueada

Iniciativa pretende romper controle total da informação com textos críticos

A jornalista e blogueira cubana Yoani Sánchez
A jornalista e blogueira cubana Yoani Sánchez
Um site lançado nesta quarta-feira pela blogueira cubana Yoani Sánchez foi bloqueado na ilha dos irmãos Castro. Quem tentou acessar o jornal digital 14ymedio.com em território cubano foi redirecionado para o endereço Yoanislandia.com, que concentra ataques e insultos contra a dissidente e diversos textos escritos por blogueiros alinhados com o regime totalitário.  “Estratégia ruim do governo cubano de redirecionar nossa página. Nada mais atrativo do que o proibido”, escreveu a dissidente em sua conta no Twitter. O site está acessível fora da ilha. Já os cubanos têm de recorrer a servidores de outros países para driblar o bloqueio.
Leia também:
Cuba usou Porto de Mariel para vender armas à Coreia do Norte
EUA criaram ‘Twitter cubano’ para minar ditadura castrista
Espião cubano é libertado nos EUA após cumprir 15 anos de prisão

Conteúdo – No lançamento, o site divulgou um relato sobre uma noite em um pronto-socorro de Havana, com o atendimento de muitas vítimas da criminalidade, uma entrevista com o escritor opositor Ángel Santiesteban e uma carta de 28 personalidades de todo o mundo, incluindo o Prêmio Nobel de Literatura peruano Mario Vargas Llosa e o ex-presidente polonês e Nobel da Paz Lech Walesa, pedindo que as autoridades "respeitem o direito" de existência do portal.
A área destinada a debates do jornal tratou dos efeitos para a saúde em Cuba do envio de médicos para países como Brasil e Venezuela. Outros textos questionam o status do beisebol como esporte nacional, afirmando que o regime insiste em apoiar esta modalidade enquanto a população prefere cada vez mais o futebol.
"Hoje alcancei um sonho (...), um espaço jornalístico no qual muitos colegas me acompanham. Nasce com o desejo de chegar a muitos leitores dentro e fora de Cuba, de oferecer um espectro completo de notícias, colunas de opinião e dados sobre a realidade de nossa Ilha. Dará muito trabalho, não há dúvidas. Cresceremos pouco a pouco, tentando fazer com que a qualidade acompanhe cada conteúdo publicado", escreveu a blogueira em um artigo publicado no novo site.
Entrevista: 'Tentam me calar porque divulgo a Cuba real'
Distribuição – A maioria dos cubanos, no entanto, não terá acesso ao jornal. Em Cuba não existe acesso livre e desimpedido à internet – o governo tem o controle total da informação. A blogueira e uma equipe de 11 redatores pretendem contornar essa dificuldade distribuindo as edições também em pendrives de mão em mão e por e-mail.
Para o lançamento, o jornal contou com doações de cerca de 150.000 dólares. A equipe é comandada por Reinaldo Escobar, marido de Yoani, e, de acordo com a blogueira, não será remunerada. A publicação também não conta uma redação em Havana. Os colaboradores se comunicam por mensagens de texto, e as histórias estão sendo publicadas por meio de acesso sem fio a partir de hotéis e locais públicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p