Pular para o conteúdo principal
ni Sánchez lança jornal digital, e página é bloqueada

Iniciativa pretende romper controle total da informação com textos críticos

A jornalista e blogueira cubana Yoani Sánchez
A jornalista e blogueira cubana Yoani Sánchez
Um site lançado nesta quarta-feira pela blogueira cubana Yoani Sánchez foi bloqueado na ilha dos irmãos Castro. Quem tentou acessar o jornal digital 14ymedio.com em território cubano foi redirecionado para o endereço Yoanislandia.com, que concentra ataques e insultos contra a dissidente e diversos textos escritos por blogueiros alinhados com o regime totalitário.  “Estratégia ruim do governo cubano de redirecionar nossa página. Nada mais atrativo do que o proibido”, escreveu a dissidente em sua conta no Twitter. O site está acessível fora da ilha. Já os cubanos têm de recorrer a servidores de outros países para driblar o bloqueio.
Leia também:
Cuba usou Porto de Mariel para vender armas à Coreia do Norte
EUA criaram ‘Twitter cubano’ para minar ditadura castrista
Espião cubano é libertado nos EUA após cumprir 15 anos de prisão

Conteúdo – No lançamento, o site divulgou um relato sobre uma noite em um pronto-socorro de Havana, com o atendimento de muitas vítimas da criminalidade, uma entrevista com o escritor opositor Ángel Santiesteban e uma carta de 28 personalidades de todo o mundo, incluindo o Prêmio Nobel de Literatura peruano Mario Vargas Llosa e o ex-presidente polonês e Nobel da Paz Lech Walesa, pedindo que as autoridades "respeitem o direito" de existência do portal.
A área destinada a debates do jornal tratou dos efeitos para a saúde em Cuba do envio de médicos para países como Brasil e Venezuela. Outros textos questionam o status do beisebol como esporte nacional, afirmando que o regime insiste em apoiar esta modalidade enquanto a população prefere cada vez mais o futebol.
"Hoje alcancei um sonho (...), um espaço jornalístico no qual muitos colegas me acompanham. Nasce com o desejo de chegar a muitos leitores dentro e fora de Cuba, de oferecer um espectro completo de notícias, colunas de opinião e dados sobre a realidade de nossa Ilha. Dará muito trabalho, não há dúvidas. Cresceremos pouco a pouco, tentando fazer com que a qualidade acompanhe cada conteúdo publicado", escreveu a blogueira em um artigo publicado no novo site.
Entrevista: 'Tentam me calar porque divulgo a Cuba real'
Distribuição – A maioria dos cubanos, no entanto, não terá acesso ao jornal. Em Cuba não existe acesso livre e desimpedido à internet – o governo tem o controle total da informação. A blogueira e uma equipe de 11 redatores pretendem contornar essa dificuldade distribuindo as edições também em pendrives de mão em mão e por e-mail.
Para o lançamento, o jornal contou com doações de cerca de 150.000 dólares. A equipe é comandada por Reinaldo Escobar, marido de Yoani, e, de acordo com a blogueira, não será remunerada. A publicação também não conta uma redação em Havana. Os colaboradores se comunicam por mensagens de texto, e as histórias estão sendo publicadas por meio de acesso sem fio a partir de hotéis e locais públicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...