Pular para o conteúdo principal

Na volta do Oriente Médio, papa Francisco critica pedofilia

Falando a bordo do avião, no retorno a Roma, após viagem a Israel e aos territórios palestinos, pontífice compara abuso sexual a ‘missa satânica’

 
 
JERUSALÉM - O papa Francisco encerrou na segunda-feira, 26, sua visita de três dias pelo Oriente Médio. No retorno a Roma, a bordo do avião, o pontífice comparou o abuso sexual de crianças por padres a uma "missa satânica" e disse que terá tolerância zero para qualquer um na Igreja que esteja envolvido em casos de pedofilia, incluindo bispos.
Francisco: abuso sexual de crianças seria como uma 'missa satânica' - Andrew Medichini/Reuters
Reuters
Francisco: abuso sexual de crianças seria como uma 'missa satânica'
Nesta segunda, o papa também anunciou que terá o seu primeiro encontro com um grupo de vítimas de abuso no Vaticano no início de junho. Questionado se irá se posicionar contra os bispos que foram acusados de abuso sexual, ele disse que não haverá privilégios, acrescentando que três bispos já estão sob investigação. "O abuso sexual é um crime feio, porque um padre que faz isso trai o corpo do Senhor. É como uma missa satânica", disse Francisco. "Temos de ir em frente com a tolerância zero."
Em Israel, momentos antes de retornar a Roma, Francisco pediu que Jerusalém seja "a verdadeira cidade da paz, aberta a todas as pessoas que queiram visitá-la". Ao lado do presidente de Israel, Shimon Peres, ele fez um chamado à reconciliação e à paz. "A construção da paz exige, antes de tudo, respeito à liberdade e à dignidade de cada ser humano que, segundo acreditam judeus, muçulmanos e cristãos, igualmente, foi criado por Deus e está destinado à vida eterna", disse Francisco ao lado de Peres.
Ficou evidente durante a viagem que o papa e o presidente de Israel têm uma relação muito mais amistosa do que a do pontífice com o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu.
Durante o encontro, Francisco saudou Peres com beijos, enquanto trocou um protocolar aperto de mãos com
Netanyahu. O papa e o premiê divergiram sobre que língua falava Jesus dois milênios atrás. "Jesus esteve aqui, nesta terra. Ele falava hebraico", disse Netanyahu a Francisco. "Aramaico", corrigiu o papa. "Ele falava aramaico, mas ele sabia hebraico", retrucou Netanyahu.
Também ontem, Francisco encontrou-se com Peres na residência presidencial. As pessoas que tiveram acesso ao encontro viram os dois plantarem uma oliveira e acompanharam o fim do encontro ao som de crianças cantando a música Gracias a la Vida, conhecida na voz da argentina Mercedes Sosa.
Um incêndio ocorreu ontem numa abadia localizada no Monte Sião. O porta-voz do convento, que fica ao lado do templo, o frei alemão Nikodemus Schnabel, disse que um jovem desceu à cripta, pegou um livro e o incendiou perto do órgão. Momentos antes, o papa havia celebrado uma missa no edifício vizinho, no Cenáculo (considerado o local da Última Ceia e do Túmulo de Davi).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...