Pular para o conteúdo principal

Rússia anuncia cooperação militar com EUA sobre crise síria

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, advertiu que Washington colocaria fim à cooperação na Síria, a menos que Moscou detivesse os ataques a Alepo

Moscou está pronta para cooperar com os Estados Unidos na crise síria, anunciou o Ministério russo da Defesa, nesta quarta-feira, pouco depois de Washington ameaçar suspender sua cooperação.
Publicidade
Por determinação do presidente Vladimir Putin, o Exército russo está preparado para enviar seus “especialistas” militares a Genebra para uma “retomada das consultas” com seus colegas americanos, visando encontrar soluções para a “normalização” da situação em Alepo e na Síria, em geral, segundo o Ministério da Defesa.
“Depois de uma conversa por telefone entre o ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, e o secretário de Estado, John Kerry, o presidente (Vladimir Putin) encarregou o Ministério das Relações Exteriores e o da Defesa que estejam prontos para continuar trabalhando de maneira conjunta com nossos sócios americanos no tema da Síria”, declarou o alto chefe do Estado-Maior russo, general Viktor Poznijir.
LEIA TAMBÉM:
Dois hospitais são bombardeados em Alepo, na Síria
‘Barbárie’: Governo da Síria lança ataque terrestre contra Alepo
No telefonema a Lavrov nesta quarta, Kerry advertiu que Washington colocaria fim à cooperação na Síria, a menos que Moscou detivesse os ataques a Alepo. O secretário de Estado citou a criação de um “centro conjunto” de coordenação militar previsto pelo acordo firmado em Genebra entre Rússia e Estados Unidos em 9 de setembro passado, mas que foi pelos ares dez dias depois.
Moscou deveria convencer seu aliado, o presidente sírio, Bashar Assad, a controlar suas forças militares e pôr fim aos bombardeios contra civis, enquanto Washington se comprometeu com persuadir os rebeldes a se afastar do grupo extremista Fateh al-Sham, ex-aliado da Al Qaeda, antes conhecido como Frente Nusra.

Hospitais bombardeados

Nesta quarta-feira, dois hospitais do leste de Alepo foram bombardeados. A organização Médicos Sem Fronteiras informou que os ataques mataram pelo menos dois pacientes e feriram outros dois funcionários. Os ataques da última semana à cidade síria, após o fim do cessar-fogo, já deixaram mais de 400 mortos e centenas de feridos.
“Essa é uma guerra dirigida aos trabalhadores sanitários da Síria”, denunciou Ban Ki-moon, lembrando que o Direito Internacional obriga a proteger o pessoal e as instalações médicas. “Os ataques deliberados contra hospitais são crimes de guerra”, acrescentou.
Especialistas afirmam que esses ataques deliberados do governo sírio e seu aliado russo buscam aniquilar as infraestruturas nos setores sitiados. Para Diana Semaan, da Anistia Internacional, esses bombardeios continuam forçando os 250.000 habitantes dos setores rebeldes a fugir para áreas sob controle do governo.
(Com AFP)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular