Milhares de refugiados fogem de campo na Grécia após incêndio
Autoridades suspeitam que fogo no principal campo de refugiados de Lesbos tenha sido iniciado por residentes durante confusões no acampamento
De acordo com a polícia, as chamas estão sendo controladas por dez caminhões do corpo de bombeiros, mas já destruíram 30% das estruturas do campo. Todos os residentes fugiram do local e acredita-se que tenham procurado abrigo em outros acampamentos para refugiados da ilha. As autoridades conseguiram retirar 150 menores desacompanhados do campo, que foram levados para instalações especiais para crianças em outra parte de Lesbos.
Leia também:
Quase 4 milhões de crianças refugiadas estão fora da escolaEUA anunciam meta para acolher 110.000 refugiados em 2017Cate Blanchett e Kit Harrington leem poema para ajudar refugiados
O canal de notícias grego Skai TV afirmou que há suspeitas de que o fogo tenha começado após distúrbios no acampamento, pela frustração dos residentes com a demora no processo dos pedidos de asilo. Um rumor que se espalhou no início do dia também sugeriu que as autoridades gregas estavam considerando enviar milhares de refugiados à Turquia ou a seus países de origem, o que causou protestos.
Há alguns dias também está instalada uma tensão entre moradores e refugiados na região, após notícias de que o governo grego tenta abrir outro campo na ilha. Lesbos é o principal destino para as milhões de pessoas que chegam às ilhas gregas vindas da Turquia e já acolhe 5.650 migrantes, em instalações pensadas para 3.500.
(Com AFP e EFE)
Comentários
Postar um comentário