Pular para o conteúdo principal

Manifestantes protestam e montam acampamento na vizinhança de Temer

Grupo liderado pelo movimento dos sem-teto realizou passeatas em São Paulo e no Rio de Janeiro e terminou a noite acampado nas cercanias da residência do presidente interino

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) protestam nesta quinta-feira contra o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff
Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) protestam nesta quinta-feira contra o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff(Divulgação/Facebook Movimento dos Trabalhadores Sem Teto .
Um grupo de cerca de 3.000 manifestantes, liderados pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), realizou um protesto na tarde deste domingo na região da casa do presidente em exercício, Michel Temer, no bairro de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. Temer, entretanto, já havia deixado a capital paulista rumo a Brasília quando os manifestantes se aproximaram de sua residência.
O acesso ao perímetro da rua Bennet e da Praça Conde de Barcelos, onde ele mora, foi bloqueado pela Polícia Militar. Um grupo menor ainda tentou negociar - sem sucesso - com o comando do policiamento para se aproximar da casa do presidente interino. Segundo a assessoria de comunicação da PM, a decisão de interditar as vias foi tomada em conjunto pela polícia e pela segurança do presidente.
Os manifestantes decidiram, então, cercar os acessos à praça. "É ilegal, o nosso direito de livre manifestação está sendo cerceado, independentemente de quem veio a ordem. Nós ficaremos aqui, a rua dele está cercada, até que haja posicionamentos em relação a tudo que nós viemos trazer aqui hoje", disse o coordenador do MTST, Guilherme Boulos, um dos organizadores do ato, que se queixava de eventual contingenciamento de recursos para programas habitacionais.
Boulos voltou a afirmar em discurso que os movimentos sociais não darão trégua ao governo Temer. "Não tem arrego. Ou Temer sai, ou não vai ter sossego", cantava o ativista do alto de um caminhão de som.
À noite, parte dos manifestantes decidiu montar um acampamento no perímetro da casa.
O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) acompanhou o ato. "É o governo dos bancos, dos ricos e dos investigados. É por isso que mesmo afastado o (Eduardo) Cunha continua mandando na Câmara. Vamos tirar este governo ilegítimo, imoral e impopular", disse o parlamentar.
Rio - Pela manhã, também foi realizado um ato contra Temer nas imediações da igreja da Candelária, no Centro, com a participação de movimentos sociais e sindicais. Os deputados federais Chico Alencar (PSOL-RJ) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) participaram do protesto.
Os organizadores do ato pretendiam protestar no mesmo dia da inauguração do primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), construído como parte do projeto de revitalização da zona portuária, mas o evento foi adiado pela prefeitura.
(Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...