Pular para o conteúdo principal

Meirelles vincula recuperação econômica ao afastamento definitivo de Dilma

O ministro da Fazenda Henrique Meirelles
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, vinculou nesta terça-feira a retomada do crescimento por meio de investimentos privados na economia e da recuperação da confiança internacional ao afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff. A decisão do cenário político caberá ao Senado e pode demorar até 180 dias. O ideal para o presidente interino Michel Temer (PMDB), que depende de um bom desempenho econômico para se firmar no cargo, seria que o processo de desenrolasse de forma abreviada.
"A retomada da confiança é gradual. Ela se dá, em primeiro lugar, pela mudança de governo e pela resolução dessa incerteza política. Existe uma decisão do Senado Federal a ser tomada nos próximos meses que vai, de uma forma ou de outra, eliminar uma incerteza, independentemente de qual seja essa decisão. O Senado é soberano e vai tomar uma decisão de acordo com a Constituição. Isto vai, qualquer que seja a decisão, eliminar uma ou outra fonte de incerteza", afirmou o ministro.
Na véspera, Meirelles e Temer escutaram reclamações de presidentes de quatro centrais sindicais (UGT, CSB, Força Sindical e Nova Central) contrários a mudanças na Previdência e a reformas trabalhistas. Eles deram prognósticos que preocuparam os sindicalistas com a escalada do desemprego a até 14% neste ano.
Apesar da avaliação de Temer de que a mudança de governo traria confiança internacional para uma injeção de capital que poderia gerar empregos, os representantes das centrais sindicais reclamaram que os investimentos não vieram tão rapidamente. E na visão do novo titular da Fazenda, ex-presidente do Banco Central no governo Lula, ainda devem demorar.
Meirelles disse ainda que as medidas imediatas tomadas pelo governo interino também contribuem para a recuperação da confiança internacional. Ele listou, por exemplo, a fixação de prazo de 30 dias para uma proposta de reforma da Previdência, estudos técnicos da equipe econômica, ajuste fiscal (corte de 4.000 cargos comissionados), revisões nas políticas de isenção, subvenções e subsídios, além de corte de despesas diretas e renegociação da dívida dos Estados - uma prioridade, segundo ele.
"As nomeações que estamos fazendo, seja aqui na Fazenda ou em outras áreas do governo, também eliminam fontes atuais de incerteza e isso vai fazendo com que haja uma evolução nesse período", afirmou. "Tudo isso vai fazendo com que a retomada da confiança se dê de forma gradual. Eu espero que seja acelerada. Mas esse é um processo que todos nós brasileiros já vivemos várias vezes, eu próprio já vivi no governo uma vez. A retomada do crescimento é algo geométrico. Começa devagar e depois se acelera."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular