Pular para o conteúdo principal

Parlamento grego aprova cortes no orçamento

Medida é necessária para que país receba segundo pacote de resgate.
Redução de gastos deve chegar a 3,2 bilhões de euros.

O Parlamento grego aprovou na noite desta terça-feira (28) uma nova série de cortes no orçamento – incluindo a redução das aposentadorias e do salário mínimo –, solicitados pelos credores da Grécia em troca de um novo plano de socorro.
Ministros gregos concordaram com cortes profundos nesta terça-feira (28), em Atenas, para começar a implementar medidas exigidas pelos credores internacionais em troca de um pacote de resgate de 130 bilhões de euros (Foto: John Kolesidis / Reuters)Ministros gregos concordaram com cortes profundos nesta terça-feira (28), em Atenas, para começar a implementar medidas exigidas pelos credores internacionais em troca de um pacote de resgate de 130 bilhões de euros (Foto: John Kolesidis / Reuters)
A maioria dos deputados da coalizão formada pelos Socialista e os partidos conservadores aprovou a redução de gastos, totalizando 3,2 bilhões de euros para 2012.
Estas medidas terão efeito, particularmente, sobre as aposentadorias dos funcionários públicos, que sofrerão reduções; nos salários dos dirigentes locais e na fusão de órgãos públicos.
As medidas incluem cortes orçamentários significativos, principalmente em Saúde e Previdência e, em menor medida, em Defesa.
O salário mínimo cairá 22%, para 585 euros mensais brutos, uma redução que será de 32% no caso dos menores de 25 anos.
As aposentadorias superiores a 1,3 mil euros mensais serão reduzidas em 12%, assim como os bônus dos pagamentos de aposentadoria superiores a 200 euros mensais.
Durante o debate no plenário parlamentar, o ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, reconheceu que os cortes são "dramáticos", mas destacou que não há outra solução. "Se não começarmos a gerar superávits primários no próximo ano, a situação será catastrófica."
A lei ratificada nesta terça-feira era necessária para a entrada em vigor das medidas exigidas pelo grupo de entidades credoras conhecido como "troika" – formado pela Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia), Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) – como condição para a concessão do segundo pacote de resgate, avaliado em 130 bilhões de euros.
Histórico
Há uma semana, os ministros das Finanças da zona do euro aprovaram o novo pacote de resgate financeiro para a Grécia com a finalidade de evitar o calote da dívida do país.
Foi aprovado o desbloqueio e um empréstimo de 130 bilhões de euros (o equivalente a R$ 296 bilhões), que reduzirá a carga da dívida da Grécia e permitirá que o país permaneça na zona do euro, embora sob um grau de controle externo e fiscalização muito maior.
O pacote evita o risco de um calote de 14,5 bilhões de euros da Grécia, correspondentes aos títulos gregos que vencem em 20 de março.
O pacote também prevê um maior esforço na participação dos credores privados da Grécia, que aceitaram um perdão de 53,5% da dívida do país, ao invés dos 50% previstos originalmente. Com isso, os bancos, asseguradoras, fundos de investimento e fundos de pensão perderão ao todo cerca de 107 dos 200 bilhões de euros em dívida grega que possuem.
A maior participação dos credores privados contribuirá para diminuir a dívida grega de 160% do PIB para 120,5% em 2020, cinco décimos acima do que estava previsto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p