Pular para o conteúdo principal

Chávez diz que deverá ser operado novamente


Líder reaparece em público, desmente informações de que câncer teria se espalhado e afirma que novos exames em Cuba descobriram lesão


21 de fevereiro de 2012 | 17h 34
Chávez em imagem de arquivo cedida pelo governo venezuelano: 'Lesão' - Divulgação/Palácio de Miraflores/Efe
Divulgação/Palácio de Miraflores/Efe
Chávez em imagem de arquivo cedida pelo governo venezuelano: 'Lesão'
CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta terça-feira, 21, que tem uma "lesão de dois centímetros" no abdômen e terá de se submeter a uma nova cirurgia. O líder bolivariano, de 57 anos, visitou uma fábrica de tratores no Estado de Barinas para pôr fim aos rumores sobre sua saúde que circularam nas redes sociais desde que ele não apareceu em seu programa Alô, Presidente!, no domingo.
"Foi detectada uma nova lesão no mesmo local onde foi extirpado o tumor de junho", declarou o presidente à TV estatal. "É uma lesão pequena, de dois centímetros de diâmetro, e isso me obriga a passar por uma nova intervenção. "
O presidente venezuelano disse ainda que está em boas condições físicas para enfrentar "a batalha". Acompanhado de seu irmão Adán, governador de Barinas, e dos ministros da Comunicação Andrés Izarra e da Indústria Ricardo Menéndez, Chávez negou boatos de que seu câncer teria se espalhado para o fígado. Segundo ele, a cirurgia será menos complicada que a anterior.
O presidente confirmou que esteve em Cuba no fim de semana para fazer exames da nova lesão. Ainda segundo Chávez, seu diagnóstico seria divulgado apenas na quarta-feira, mas os rumores sobre sua saúde o fizeram antecipar o anúncio. "Ninguém deve se alarmar", pediu o presidente. "Será necessário avaliar se há uma ligação dessa lesão com o tumor antigo ou não."

Rumores
Na segunda-feira, o jornalista venezuelano Nelson Bocaranda, crítico do presidente, publicou em seu blog que Chávez teria viajado às pressas para Cuba, acompanhado de sua família. Examinado por um grupo de médicos cubanos, venezuelanos, espanhóis e brasileiros, Chávez teria sido diagnosticado com metástase no fígado, segundo o jornalista.
Ainda de acordo com Bocaranda, Chávez estaria se submetendo a um tratamento com esteroides. O objetivo das aplicações seria fazer com que o presidente aparecesse em público menos debilitado. Os hormônios, no entanto, estariam provocando danos colaterais.
Antes de Chávez visitar a fábrica de tratores, o ministro da Comunicação, Andrés Izarra, e o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, desmentiram por meio do microblog Twitter as informações de Bocaranda. "Boa noite, compatriotas, espero que aproveitem o carnaval e não deem ouvidos aos rumores sobre a saúde do comandante. Ele está muito bem", escreveu Cabello.
"Bocaranda tem a alma doente. Todos os dias deseja a morte do comandante. Será que alguém lhe paga para que escreva mentiras?" Izarra limitou-se a atribuir os rumores "à guerra suja dos canalhas."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.