Pular para o conteúdo principal

Gilmar Mendes diz que ministros do Supremo devem 'calçar as sandálias da humildade'

Ministro do Supremo visitou a CasaCor, em Brasília

O ministro Gilmar Mendes visitoua CasaCor Brasília. - Helio Montferre / Grupo Objetiva / Divulgação
BRASÍLIA - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), avaliou que os membros da Corte, como os últimos intérpretes da Constituição, devem "calçar as sandálias da humildade" e proceder com racionalidade e sobriedade ao deliberar sobre assuntos que tenham relação com os outros Poderes. Entretanto, preferiu minimizar uma possível crise entre Judiciário e Legislativo.
— Assim como se recomenda ao Legislativo cautela, nós também devemos saber que, como últimos intérpretes judiciais do texto constitucional, temos que proceder com razoabilidade, com sobriedade. Calçar as sandálias da humildade — disse.
Para ele, apesar do embate iniciado após decisão da Primeira Turma, que afastou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato parlamentar e determinou o recolhimento noturno, o fato traz "um aprendizado para todos, de que há limites em todos os Poderes".
— E nós não podemos ultrapassar esse limite. Juízes e legisladores devem olhar o texto constitucional — ponderou o ministro.
Gilmar Mendes relembrou a decisão que pedia o afastamento do ex-presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL) - deliberada em 5 de dezembro de 2016 -, para afirmar que, em geral, o Supremo tem "conseguido construir soluções" quando existe divergência de entendimentos entre a Corte e o Senado. À época, Renan Calheiros se negou a cumprir o pedido de afastamento da presidência da Casa.
Na manhã desta quinta-feira, senadores aprovaram requerimento de urgência para votar o mérito da decisão contra Aécio no plenário da Casa. Entretanto, apesar da "urgência" proposta por parte dos líderes partidários, senadores se encontrarão apenas na próxima terça-feira. O ministro enfatizou que o prazo estipulado pode ajudar a acalmar os ânimos tanto dos juízes como dos parlamentares.
— Acho que o tempo, nesse sentido, constrói soluções. Vamos saber encontrar uma solução como soubemos em outros momentos de crise — acrescentou.
O ministro falou com a equipe do GLOBO durante visita à CasaCor Brasília. Gilmar Mendes compareceu, na noite desta quinta-feira, à mostra de arquitetura para prestigiar o espaço idealizado pelo seu enteado, Arnaldo Pinho, e sócios.
Mais cedo, o ministro Marco Aurélio de Mello disse que o país vive uma "crise institucional grave". Para ele, o Supremo deveria pautar uma ação de inconstitucionalidade para que o plenário da Corte delibere sobre a necessidade do aval do Congresso em decisões tomadas pelo STF.


Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/gilmar-mendes-diz-que-ministros-do-supremo-devem-calcar-as-sandalias-da-humildade-21886076#ixzz4u4EDiIA8 
stest 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular