Pular para o conteúdo principal

Doria no RS: ‘Vim com meu avião. Não precisei de bilhete aéreo’

Prefeito de São Paulo, investigado pelo Ministério Público por viagens durante expediente, esteve em Porto Alegre para falar a empresários

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que ele mesmo paga por todas as suas viagens, nacionais e internacionais. Doria é investigado pelo Ministério Público de São Paulo sobre suas viagens em horário de trabalho. A declaração foi dada em coletiva de imprensa em Porto Alegre, após palestra no Fórum de Gestão do Rio Grande do Sul, promovido pelo Lide RS, na Associação Leopoldina Juvenil.
“Todas as viagens, nacionais e internacionais, eu mesmo financio. Vim com o meu avião. Não precisei comprar bilhete aéreo. Eu, felizmente, tenho essa possibilidade, e exerço isso. Minhas viagens e inclusive os assessores que aqui vieram, vieram no meu avião. Tanto não devo que nenhum valor sequer foi retirado dos cofres públicos da cidade. Viagens internacionais também. Compro os bilhetes, pago no cartão de crédito, pago em cinco parcelas e viajo com meu dinheiro”, disse aos jornalistas.
O prefeito chegou a gravar um vídeo em frente ao seu avião antes de embarcar a Porto Alegre. “Viajo com meu dinheiro, com meu avião”, diz na gravação divulgada no seu Facebook.
Na semana passada, uma foto do governador Geraldo Alckmin (PSDB) na fila de espera para embarque no aeroporto de Congonhas, tirada por um assessor de Doria, foi publicada na página de Alckmin. Correligionários do governador entenderam a fotografia como uma provocação da equipe de Doria, que viaja com o avião próprio, raramente em voos comerciais. Doria e Alckmin disputam a pré-candidatura à Presidência pelo PSDB.
Sobre a investigação da promotoria, Doria alega que suas viagens são parte de sua “política pública”. “Quem provocou isso foi o PT, vamos deixar bem claro, foi o Partido dos Trabalhadores (autor da denúncia). Não foi Iniciativa do Ministério Público (MP). Respeito muito o Ministério Público e a nossa resposta será entregue hoje. Não preciso de 20 dias (prazo legal) para provar o óbvio, para provar que estou fazendo política pública. Não há nenhum problema em viajar pelo Brasil, até porque viajo com o meu dinheiro, com o meu avião, uso o meu automóvel, os meus recursos. Ao contrário do PT, que adora um dinheirinho público para viajar, contratar automóvel, viajar, (comprar) sítio, triplex, contas no exterior. Eu sou diferente. Por isso que eles não gostam de mim e eu não gosto do PT”, disse o prefeito paulistano à imprensa.
Segundo o projeto independente “Onde está João Doria“, que fiscaliza a administração do prefeito, a viagem a Porto Alegre representa o 49º dia de Doria fora de São Paulo, o que significa 18,7% do seu mandato até o momento.
“Estou fazendo política pública. Não há nenhum problema em estar aqui no Rio Grande do Sul, por exemplo, dialogando com o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. (PSDB), intercambiando programas de saúde, educação, zeladoria urbana. Qual é o mal? Pensar bem pela sua cidade? São Paulo é uma cidade global, não é provinciana, pequena. Quando vou ao exterior, vou em busca de investimentos. Vamos continuar a fazer exatamente o que estamos fazendo”, concluiu.
Quando esteve em Porto Alegre no mês passado, Alckmin questionou o significado do rótulo de “novo” na política. “Um dia desses, me perguntaram: ‘o Brasil precisa do novo?’ Quem é o novo? O novo é a idade? Quem tem setenta ou quem tem trinta [anos]? O novo é quem nunca foi candidato? Ou quem tem vários mandatos?”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...