Pular para o conteúdo principal

Tanques russos atacam base aérea ucraniana na Crimeia

Veículo militar supostamente russo, é visto em frente a entrada da base aérea de Belbek, na Crimeia
Veículo militar supostamente russo, é visto em frente a entrada da base aérea de Belbek, na Crimeia (Vasily Fedosenko/Reuters)
Tropas russas atacaram neste sábado com carros blindados uma base militar ucraniana na cidade de Belbek, na Crimeia, após ter dado um ultimato aos comandantes dessa unidade para que entregassem o quartel ou mudassem de lado no conflito.
Pelo menos seis blindados russos participam do ataque, durante o qual foram ouvidos disparos e pelo menos um jornalista ficou ferido, segundo várias fontes citadas pelo jornal ucraniano Ukrainskaya Pravda.


Manifestantes — Em outra cidade, Novofedorivka, no oeste da península da Crimeia, cerca de 200 manifestantes pró-russos invadiram uma base aérea ucraniana, onde hastearam a bandeira da Marinha russa.
A multidão, que aparentemente não tinha armas, entrou na base e quebrou janelas, enquanto os militares ucranianos se mantinham entrincheirados nos edifícios, jogando bombas de gás lacrimogêneo nos invasores.
Fora da base, oficiais russos observaram sem intervir.
Escalada da tensão — Ao longo da última semana, depois de o presidente russo Vladimir Putin assinar um documento anexando a Crimeia ao seu país, cresceu a pressão sobre os militares ucranianos para que deixem suas bases na região. Na quarta-feira, o governo interino da Ucrânia em Kiev afirmou estar planejando a retirada de todos os soldados e de suas famílias da península, sem, no entanto, mencionar uma data.
O chefe de segurança e defesa da Ucrânia, Andriy Parubiy, afirmou que o plano prevê uma transferência “rápida e eficiente” dos oficiais e de seus familiares para áreas controladas por Kiev. Ele disse também que a Ucrânia vai buscar apoio da ONU para transformar a Crimeia em uma zona desmilitarizada - iniciativa à qual a Rússia deve se opor veementemente.
referendo que embasa a anexação da Crimeia à Rússia foi considerado ilegal por Estados Unidos e União Europeia, que implementaram sanções contra o regime de Moscou.
O governo russo reagiu. Na última quinta-feira, o vice-chanceler russo Serguei Riabkov disse que a Rússia responderá às ameaças com medidas que não deixarão os Estados Unidos "indiferentes".
Um dia antes, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, havia afirmado que a incorporação da Crimeia à Rússia, incluindo o porto de Sebastopol, sede da Marinha da Ucrânia, será formalizada juridicamente nos próximos dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.