Pular para o conteúdo principal

Mesmo agente do governo matou dois manifestantes na Venezuela

Investigação criminal indicia um funcionário do Serviço Bolivariano de Inteligência pela morte de dois civis no dia 12 de fevereiro, em Caracas 

Uma investigação criminal identificou um agente do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin, a polícia política do país) como autor dos disparos que mataram duas pessoas em 12 de fevereiro, reporta o El Universal nesta sexta-feira. O agente José Ramón Perdomo Camacho, de 42 anos, foi preso sob a acusação de ter matado o estudante Bassil Alejandro Dacosta, 23, e Juan Montoya, 51, líder de uma milícia chavista. Ambos morreram em Caracas no dia que marcou o início da onda de manifestações contra o governo de Nicolás Maduro.
De acordo com um documento do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminais, órgão responsável pelo caso, os projéteis de calibre 9 milímetros que mataram Dacosta e Montoya partiram da mesma arma, uma pistola automática Beretta, modelo 92FS. O resultado da perícia técnica foi alcançado graças às comparações balísticas de doze armas de membros da segurança estatal que estavam presentes no dia dos assassinatos.

Leia também
Prefeito venezuelano preso denuncia governo Maduro em carta
Chanceleres da Unasul fazem recomendações a Maduro
Maduro: três generais foram presos por planejar golpe


Segundo o jornal, o primeiro tiro de Camacho foi contra Montoya, atingindo-o na face. Minutos depois, Camacho alvejou Dacosta, que foi atingido na parte traseira da cabeça. Ambos os assassinatos foram cometidos no centro de Caracas, próximo à igreja Candelária. Graças aos vídeos e fotos feitos por manifestantes e jornalistas, foi possível identificar rapidamente que agentes do Sebin estavam envolvidos nas mortes do dia 12 de fevereiro.
Em 25 de fevereiro foram apresentados à Justiça o comissário-chefe, Manuel Benigno Perez, o subcomissário Edgardo José Lara Gomez, o inspetor Hector Andres Rodriguez Perez e os detetives Josner Marquez Fernandez e Jimmy Alexis Sáez Osorio; todos da Sebin. Na ápoca, eles foram acusados de tentativa de homicídio com premeditação e motivos fúteis, mau uso de arma de fogo, conspiração e obstrução da Justiça. Segundo o próprio governo Venezuelano, os funcionários da Sebin que dispararam contra os manifestantes desobedeceram a ordens expressas de não abrir fogo contra civis.

Leia mais
Vídeos mostram tiros durante protestos na Venezuela

Há um mês e meio a Venezuela vive uma onda de protestos contra o governo. As manifestações já deixaram 35 mortos e mais de 450 feridos. Os manifestantes protestam contra a inflação, o desabastecimento, a violência e por maior liberdade de expressão. Maduro considera que os protestos são um golpe de Estado orquestrado pela oposição em aliança com os Estados Unidos e a Colômbia.

Alemanha condena Venezuela - A Alemanha tachou nesta sexta-feira de "violação dos direitos humanos" a resposta da Venezuela aos protestos da oposição e exigiu o início urgente de um diálogo que "acabe com a escalada de violência". O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Martin Schäfer, fez a afirmação em uma coletiva, na qual garantiu que o executivo observa há dias com atenção a situação na Venezuela e não está tranqüilo com o que tem acontecido no país. Schäfer considerou que a resposta das forças de segurança venezuelanas aos protestos da oposição são "desproporcionais, uma violação dos direitos humanos" e das obrigações que o governo tem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...