Governo confirma leilão de energia em 25 de abril
MP publicada nesta segunda altera a lei de comercialização de energia e autoriza entrega no mesmo ano das licitações
Aneel vai elaborar a minuta do edital e colocá-la em audiência pública (AE)
A portaria confirma a data do leilão em 25 de abril, a ser realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com fornecimento entre 1º de maio deste ano e 31 de dezembro de 2019. O documento prevê, porém, que a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) não qualifique tecnicamente para a disputa termelétricas cujo Custo Variável Unitário (CVU) seja superior a 300 reais o megawatt-hora (MWh) e usinas térmicas cuja inflexibilidade operativa seja superior a 50%. As usinas termelétricas participantes do leilão venderão energia em contratos por disponibilidade (CCEAR), enquanto as outras fontes venderão energia por quantidade.
Leia mais: Governo convoca reunião para tranquilizar empresários do setor elétrico
Aneel aprova mecanismo que devolverá mais de R$ 2 bi às distribuidoras
Consumidores vão bancar ajuda do Tesouro às elétricas em até 5 anos
O suprimento imediato foi autorizado formalmente por uma medida provisória publicada nesta segunda-feira que altera a lei de comercialização da energia. A MP permite que a entrega de energia seja feita no mesmo ano da licitação. Antes, a entrega poderia ser feita somente a partir do ano subsequente ao leilão.
Com as diretrizes, cabe agora à Aneel elaborar a minuta do edital e colocá-la em audiência pública. A versão final do edital precisa ser publicada no mínimo 15 dias antes da data do leilão.
"As Declarações de Necessidade deverão ser apresentadas até o dia 4 de abril de 2014 e, uma vez apresentadas pelos agentes de distribuição, serão consideradas irrevogáveis e irretratáveis e servirão para posterior celebração dos CCEAR", indica o documento.
(com Estadão Conteúdo e agência Reuters)
Comentários
Postar um comentário