Pular para o conteúdo principal

EI é acusado de usar escudos humanos para defender Mosul

Os jihadistas estão impedindo que os moradores fujam da cidade

Moradores da cidade de Mosul, no Iraque, disseram que o Estado Islâmico está usando civis como escudos humanos enquanto forças iraquianas e curdas capturam vilarejos afastados em seu avanço sobre o bastião dos jihadistas.
Relatos indicam que o líder do EI está entre os milhares de militantes linha-dura ainda na cidade, o que sugere que o grupo terá que se esforçar muito para repelir a coalizão.
Como as forças de ataque ainda estão entre 20 e 50 quilômetros distantes, moradores contatados por telefone disseram que mais de 100 famílias começaram a sair dos subúrbios do sul e do leste mais expostos à ofensiva rumo a partes mais centrais de Mosul.
 
Os militantes do Estado Islâmico estão impedindo que as pessoas fujam da localidade, disseram, e um deles contou que eles encaminham pessoas a prédios que os próprios radicais usaram recentemente.
“Está bem claro que o Daesh (Estado Islâmico) começou a usar civis como escudos humanos ao permitir que famílias permaneçam em edifícios que provavelmente serão alvejados por ataques aéreos”, disse Abu Mahir, que mora perto da universidade da cidade.
Em Washington, o porta-voz do Pentágono, capitão Jeff Davis, afirmou que se sabe que civis estão sendo usados como escudos humanos. “Isto está acontecendo há várias semanas, durante as quais vimos civis sendo detidos à força e sendo impedidos de circular para não poderem sair de Mosul. Eles estão sendo mantidos contra a vontade”, disse.
Davis descreveu a operação para retomar Mosul como “uma luta feia”, acrescentando: “Mas vou dizer a vocês que vimos um ótimo progresso. É o primeiro dia, não fiquem muito esperançosos, vai levar um tempo”.
Cerca de 1,5 milhão de pessoas ainda moram em Mosul, e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) disse que o Estado Islâmico pode utilizar dezenas de milhares de moradores como escudos humanos para manter seu último baluarte urbano no Iraque.
A OIM disse existir a possibilidade de ataques químicos dos jihadistas, que já usaram tais armas contra forças iraquianas curdas.
O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, disse que foram preparadas rotas seguras para os civis que querem deixar Mosul, e que cabe à coalizão liderada pelos Estados Unidos impedir que combatentes do Estado Islâmico escapem para a vizinha Síria.
A queda de Mosul assinalaria a derrota dos jihadistas sunitas ultrarradicais no Iraque, mas também poderia levar à ocupação de terras e confrontos sectários entre grupos que se enfrentaram depois da deposição de Saddam Hussein em 2003.
(Com Reuters)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...