Pular para o conteúdo principal

China lança missão espacial tripulada mais longa de sua história

Os astronautas Jing Haipeng e Chen Dong vão passar trinta dias no espaço, preparação para o projeto de uma estação espacial prevista para 2022

A China lançou nesta segunda-feira uma missão espacial, com dois astronautas, em direção ao segundo laboratório orbital do país, como parte dos preparativos para o projeto de uma estação espacial tripulada, prevista para 2022.
Os dois astronautas, Jing Haipeng e Chen Dong, decolaram da base de Jiuquan, no deserto de Gobi, a bordo da Shenzhou-11 (em português “Nave divina-11″), enviada por um foguete “Larga Marcha-2
Os dois devem chegar em 48 horas ao segundo laboratório espacial chinês Tiangong-2 (em português, “Palácio celeste-2″), inaugurado no mês passado. Eles devem permanecer trinta dias no laboratório espacial antes de retornar para a Terra, um prazo recorde para astronautas chineses, de acordo com a agência estatal Xinhua.
Os dois “taikonautas”, como os chineses chamam seus astronautas, devem realizar experimentos ligados à saúde e à falta de gravidade. Entre os testes, vão plantar mudas de arroz e coordenar pesquisas sobre o relógio atômico “frio” embarcado no mês passado a bordo de Tiangong-2 , cujo sistema de resfriamento de átomos melhora consideravelmente a precisão, segundo o jornal China Daily.
Os taikonautas terão duas horas de tempo livre por dia, para assistir filmes, ouvir música e fazer vídeo-chamadas para a Terra.
“Preparamos para eles mais de cem tipos de alimentação e bebidas”, afirmou ao jornal Wu Ping, vice-diretora do programa de voos tripulados. Os dois terão a sua disposição uma esteira de corrida e uma bicicleta ergométrica.
Jing Haipeng, comandante da missão, está em sua terceira viagem espacial e celebrará seu aniversário a bordo da estação.

Programa espacial

A conquista espacial, coordenada pelo Estado-Maior militar chinês, é considerada no país um símbolo da força nacional. Pequim investe bilhões de dólares nos programas espaciais para tentar chegar ao mesmo nível dos Estados Unidos, Europa e Rússia.
A China enviou o primeiro homem ao espaço em 2003. Dez anos depois, o país concluiu com sucesso a missão tripulada “Shenzhou-10”, após 15 dias de órbita ao redor da Terra.
A China almeja uma estação espacial tripulada em 2022, quando a Estação Espacial Internacional (ISS) não estará mais em funcionamento.
Além da estação espacial, Pequim sonha em enviar um homem à Lua. Em dezembro de 2013, a sonda chinesa Chang’e-3 desembarcou na superfície lunar o veículo teleguiado batizado “Coelho de jade”.
A missão foi considerada um “sucesso” pelo governo, mas o veículo lunar passou por problemas que o deixaram em longas fases de “coma”.
Pequim também ambiciona lançar uma nave espacial ao redor de Marte até 2020, antes de enviar um veículo teleguiado ao planeta vermelho.
(Com AFP)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...