Pular para o conteúdo principal

Venezuela inova em emergência elétrica: vai mudar o fuso horário

Sem dar detalhes, presidente Nicolás Maduro anunciou a medida para tentar evitar racionamento; ações incluem represália a shoppings que não produzirem sua própria energia durante parte do dia

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro - 23/03/2016
Segundo o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, medidas visam a evitar 'um duro racionamento'(Reuters)
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira novas medidas que incluem a mudança do fuso horário e sanções a alguns shoppings para enfrentar a emergência elétrica do país causada pela seca. As medidas tentam evitar "um duro racionamento".
"Vou modificar o fuso horário da Venezuela a partir do dia 1º maio para somar na economia elétrica do país. Isto será uma medida que explicarei nos próximos dias, mas faz parte da soma de medidas para superar esta situação", disse o presidente no palácio de governo.
Maduro, que fez o anúncio durante um discurso diante de milhares de partidários em uma manifestação de respaldo a seu governo, anunciou a medida sem oferecer mais detalhes. A decisão faz parte de um plano anunciado pelo Executivo durante as últimas semanas para enfrentar a emergência elétrica que assola o país como resultado da seca ocasionada pelo fenômeno climático El Niño.
O chefe de Estado venezuelano afirmou, além disso, que deu a ordem às autoridades para aplicar medidas "drásticas" sobre os shoppings que não atenderam a ordem presidencial de gerar sua própria energia durante pelo menos nove horas ao dia. "Chegou a hora em que temos que tomar uma medida drástica de racionamento sobre 15 shoppings do país que não cumpriram a ordem", declarou.
Há mais de uma semana, Maduro ordenou que os funcionários públicos não trabalhassem às sextas-feiras para fazer uma contribuição adicional à economia de energia. Nesta quinta, o presidente venezuelano desprezou as críticas contra essa medida assegurando que ela tem um impacto grande na economia de energia.
Leia mais:
Contra fuga de dólares, Venezuela suspende telefonemas internacionais
Feriadão para poupar energia - O presidente também declarou que decidiu decretar o dia 18 de abril, segunda-feira, como "não-laboral" para todos os trabalhadores do país. Na prática, será um feriado prolongado - na terça-feira, dia 19, o país comemora a assinatura da ata de independência.
Maduro comentou que está fazendo "um esforço gigantesco" porque a seca dos dois últimos anos "foi brutal". A estiagem afetou gravemente a represa de El Guri, que abastece a maior hidrelétrica do país, responsável por 70% da geração.
"Estamos defendendo agora a represa de El Guri, diariamente, hora por hora. Eu não quero dramatizar, nunca farei isso, nunca fiz, mas todos os dias estou pedindo a ajuda de vocês, famílias da Venezuela", afirmou. O presidente comentou ainda que seu governo tomou muitas decisões que teve "que fazer em silêncio" porque "senão vem o império e a embaixada gringa e as sabota", em referência aos Estados Unidos.
Por fim, pediu o apoio dos venezuelanos nesta etapa de emergência para diminuir o consumo residencial elétrico, que, segundo ele, "é o mais alto da América Latina e Caribe". Os níveis de consumo dos venezuelanos foram justificados pelo próprio chefe de Estado venezuelano, que lembrou que a eletricidade na Venezuela "é praticamente de graça". Segundo o venezuelano, "chegará o momento" de aumentar as tarifas, mas essa hora "ainda não chegou".
(Com EFE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...