Pular para o conteúdo principal

Presidente do Conselho de Ética desafia Cunha e vira alvo de denúncia na Câmara

Ação foi apresentada por dois desafetos de José Carlos Araújo (PR-BA), que o acusam de usar a Brilhante FM, uma concessão pública, para fins “eleitoreiros” e “politiqueiros”

Deputado José Carlos Araújo PSD/BA
Deputado José Carlos Araújo PR/BA(Beto Oliveira.
Dias depois de desafiar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em um programa de rádio a qual sua família é ligada, o presidente do Conselho de Ética virou alvo de representação na Casa. A denúncia foi apresentada por dois desafetos de José Carlos Araújo (PR-BA), que o acusam de usar a Brilhante FM, uma concessão pública, para fins "eleitoreiros" e "politiqueiros". Araújo credita a ação a uma investida do próprio Eduardo Cunha.
A ação deve ser repassada pela cúpula da Câmara à Corregedoria e abre caminho para o afastamento de Araújo do colegiado - pavimentando um dos principais esforços de Cunha, que já acionou até o Supremo Tribunal Federal contra o deputado. Isso porque, se a denúncia for acatada pela Corregedoria, ela seguirá para análise do conselho. O Código de Ética determina que "o recebimento de representação contra membro do Conselho por infringência dos preceitos estabelecidos por este Código, com prova inequívoca da verossimilhança da acusação, constitui causa para seu imediato afastamento da função, a ser aplicado de ofício por seu presidente, devendo perdurar até decisão final sobre o caso". Dessa forma, a 'pizza' no processo de Cunha fica ainda mais evidente.
Nas denúncias encaminhadas diretamente ao presidente da Câmara, o prefeito de Morro do Chapéu (BA), Cleová Oliveira Barreto, e o presidente da Câmara do município, João Humberto Batista, afirmam que Araújo recorre ao meio de comunicação para "dirimir palavras e gestos ofensivos à honra, dignidade e moralidade" deles.
Os denunciantes anexaram trechos das entrevistas concedidas por Araújo. Em um deles, o presidente do Conselho de Ética afirma que colarinho branco também vai para a cadeia. "Nós tamo vendo (sic) aí senador ser preso, deputado ser preso, o que eles ficam doentes é que o nome de José Carlos Araújo não aparece em nada disso. É porque eu não tenho o rabo preso, eu não sou sujo", disse.
LEIA TAMBÉM:
Ao Conselho de Ética, delator confirma repasse de R$ 4 mi para Eduardo Cunha
Conselho de Ética: o roteiro de manobras que deve livrar Cunha
Em seguida, a locutora afirma que, se ele tivesse o rabo preso, o presidente da Câmara já teria revelado. Araújo confirma: "Sem dúvida nenhuma, já tinha me acabado. Não acabou porque não tem, ele agora tá comendo o pão que o diabo amassou", afirmou, acrescentando que tem coragem de enfrentar o "todo poderoso" Eduardo Cunha.
Ao site de VEJA, José Carlos Araújo desqualificou os seus denunciantes - Cleová Oliveira Barreto é alvo de ação do Ministério Público Federal (MPF) em Irecê (BA) sob a acusação de enriquecer ilicitamente, causar prejuízo ao erário e atentar contra os princípios da administração pública. Já João Humberto Batista foi condenado neste ano pela Lei da Ficha Limpa.
"Eles não têm nada para dizer de mim. A rádio não é minha, é do meu filho, e foi adquirida em concessão pública quando eu não era deputado. Eu dou entrevista para essa rádio como dou em qualquer lugar. Isso não é proibido", afirmou. "Essa é mais uma manobra do Eduardo Cunha. Sinceramente, não vejo como isso pode avançar", continuou. Cunha já ingressou com ações contra Araújo no Supremo Tribunal Federal e tenta, a todo custo, anular seu processo por quebra de decoro no Conselho de Ética.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p