Pular para o conteúdo principal

Obama delineará novo plano econômico em discurso na próxima terça

Em vídeo divulgado neste sábado, presidente dos EUA diz que apresentará lista de propostas para o ano

enviar por e-mail
Obama delineará novo plano econômico em discurso na próxima terçaEm vídeo divulgado neste sábado, presidente dos EUA diz que apresentará lista de propostas para o ano
* campos são obrigatórios
corrigir
Obama delineará novo plano econômico em discurso na próxima terçaEm vídeo divulgado neste sábado, presidente dos EUA diz que apresentará lista de propostas para o ano
* campos obrigatórios
Durante seu discurso anual sobre o Estado da União, previsto para a próxima terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresentará um plano econômico que "funcione para todos e não só para poucos ricos", segundo um vídeo divulgado neste sábado para milhões de seguidores.
O líder democrata realizará seu terceiro discurso sobre o Estado da União na próxima de terça-feira, às 21h (hora local), durante uma sessão conjunta do Congresso. Seguindo a tradição da política americana, Obama aproveitará para apresentar uma lista de propostas para serem aplicadas durante o ano.
Veja também: Obama pede que empresas dos EUA tragam empregos para casa
Obama reitera compromisso de proteger classe média


Foto: ASSOCIATED PRESS/APAmpliar
Obama aproveitará audiência televisiva para alavancar sua campanha eleitoral
Além de apresentar os principais planos para 2012, Obama aproveitará a grande audiência televisiva para alavancar sua campanha eleitoral, a qual visa a reeleição nas eleições presidenciais de novembro.
Nas últimas semanas, sua campanha de reeleição repetiu, quase como um mantra, que Obama merece um segundo mandato de quatro anos para terminar o que começou em 2009, quando assumiu o poder como o primeiro presidente negro na história dos Estados Unidos.
Com pouco mais de dois minutos e intitulado "Plano para um EUA que perdure" ("Blueprint for an América built to last"), o vídeo mostra Obama falando sobre a "missão central" do país e de seu Governo.
Segundo o presidente americano, essa missão é construir uma economia onde se compensa o trabalho árduo. A intenção é construir um país "onde todos tenham oportunidades, todos recebam o justo e todos possam seguir o mesmo conjunto de regras".
O líder assinalou que no discurso, que não terminou de elaborar, falará novamente do momento conjuntural que enfrenta a classe média, em momentos em que a recuperação econômica desponta como o tema predominante neste ciclo eleitoral. "Podemos tomar (um de) dois rumos: um com menos oportunidades e menos justiça. Ou podemos lutar pelo que acho que necessitamos: construir uma economia que funcione para todos, não só para uns poucos ricos", afirmou Obama no vídeo.
Leia mais: Obama perde apoio entre eleitores independentes, diz pesquisa
O presidente também acrescentou que restabelecerá a segurança em setores vitais da economia, como a manufatura, a energia, a educação e capacitação laboral. "Vou apresentar um plano para uma economia feito para durar", prometeu o governante, que é alvo de criticas da oposição por sua gestão econômica.
Obama fez essas declarações no mesmo dia em que o estado sulista da Carolina do Sul realiza suas primárias para selecionar o candidato republicano que poderá desbancar sua reeleição nas próximas eleições de novembro. Os pré-candidatos republicanos, em geral, querem moldar Obama como um presidente que quer instalar um sistema "socialista" nos Estados Unidos.
O discurso anual será realizado durante um momento que, segundo as enquetes, um grande número de americanos desaprova sua gestão, principalmente o manejo de economia.
Segundo uma enquete da empresa Gallup, apresentada na última sexta-feira, Obama registrou em seu terceiro ano de mandato (2011) uma taxa de aprovação média de 43%, um indice muito menor que a média de seu primeiro ano (2009), quando teve 57%.
Desde a última sexta-feira, o Executivo quis gerar interesse no discurso anual de Obama.
Em outro breve vídeo, David Plouffe, um dos principais assessores do presidente, convocou os eleitores para participarem ativamente através das redes sociais na internet. Após o discurso, a Casa Branca transmitirá ao vivo de seu site uma discussão com funcionários da Administração Obama para responder as perguntas do público no Twitter, Facebook e Google+.
Segundo Plouffe, a ideia é que os eleitores possam compartilhar suas inquietações sobre o futuro do país. Posteriormente, haverá um "evento especial em linha com o presidente", prometeu Plouffe, sem precisar data.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular