Banco Mundial ajudará países da Europa Oriental afetados pela crise
Organismo irá colocar 27 bilhões à disposição das nações
Segundo a instituição multilateral, a crise de dívida da zona do euro está afetando esses países, a maioria antigas repúblicas soviéticas, de três maneiras: no âmbito financeiro, no comercial e nas remessas.
Devido a seus laços com as grandes economias europeias, o BM considera que esses países 'provavelmente enfrentarão um retrocesso econômico em 2012', enquanto a assistência da instituição ajudará a manter a estabilidade fiscal, abordar reformas estruturais, assegurar o fluxo de fundos a pequenas e médias empresas e proteger a população mais vulnerável.
O Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento e a Associação Internacional de Desenvolvimento, parte do BM, indicaram que poderão aumentar seus empréstimos a esses países até US$ 16 bilhões nos exercícios fiscais de 2012 e 2013.
Enquanto isso, o programa de investimentos da Corporação Financeira Internacional para estes países alcançará um máximo de US$ 10 bilhões nesses dois anos, especialmente destinados a proteger o sistema bancário.
Para completar o montante atribuído a esses países da Europa Oriental e da Ásia Central, a Agência Multilateral de Garantias do Banco Mundial aumentará seus fundos destinados ao risco associado em 1 bilhão de dólares.
Comentários
Postar um comentário