Pular para o conteúdo principal

  • Crise Econômica Mundial

  • Companhia aérea Spanair encerra operações

    Com mais de 200 voos diários e cerca de 2 mil funcionários, empresa espanhola parou de voar na madrugada deste sábado

    enviar por e-mail
    Companhia aérea Spanair encerra operaçõesCom mais de 200 voos diários e cerca de 2 mil funcionários, empresa espanhola parou de voar na madrugada deste sábado
    * campos são obrigatórios
    corrigir
    Companhia aérea Spanair encerra operaçõesCom mais de 200 voos diários e cerca de 2 mil funcionários, empresa espanhola parou de voar na madrugada deste sábado
    * campos obrigatórios

    Foto: Getty Images
    Mais de 22 mil passageiros serão prejudicados neste fim de semana com a paralização das operações da espanhola Spanair
    A companhia aérea espanhola Spanair confirmou em comunicado a suspensão de suas operações a partir da noite desta sexta-feira, o que representará o cancelamento de todos seus voos.
    Leia também: Brasileiros voam mais, mas para menos cidades
    A linha aérea prevê ainda uma reunião com os credores da empresa na próxima semana. Fontes da companhia explicaram que a reunião de credores será a segunda medida a ser tomada, após a suspensão das operações.
    Em seu comunicado, a Spanair pede perdão aos usuários prejudicados e justifica esta decisão "diante da falta de viabilidade financeira para os próximos meses". Por isso a companhia espanhola preferiu cessar as operações de seus voos como "medida de prudência e segurança", e anunciou que tomará todas as medidas legais pertinentes. Seu último voo comercial estava previsto para pousar na Espanha nesta sexta-feira, às 22h pelo horário local (19h de Brasília).
    Todas as operações seriam suspensas às 2h de sábado pelo horário local (23h desta sexta-feira de Brasília). Com cerca de 2 mil funcionários, a Spanair sofre um histórico de turbulências econômicas, agravadas pela crise internacional de 2008.
    Ela opera atualmente mais de 200 voos diários: 87% regulares (46 rotas domésticas e 12 a diversas cidades da Europa e da África) e 13% charters.
    A crise da companhia aérea causará o cancelamento neste fim de semana de 220 voos e afetará 22.773 pessoas, segundo fontes da companhia consultadas pela Agência Efe. Todos os escritórios da Spanair nos aeroportos estarão abertos neste sábado para atender às reivindicações dos usuários, confirmaram as fontes.
    A empresa tenta colocar os passageiros afetados em voos de outras companhias. Alguns passageiros se queixam, no entanto, que os preços pedidos são maiores que os anunciados. A companhia tinha previsto operar neste sábado 91 voos e um total de 129 no domingo. Os passageiros afetados pela suspensão de operações da Spanair são 8.697 neste sábado e um total de 14.076 no domingo, segundo as mesmas fontes.
    A Spanair, com cerca de 2 mil trabalhadores, faturamento anual de 600 milhões de euros e uma fração de mercado de 22%, arrasta uma história de turbulências econômicas com vários episódios de regulação de empregos e perdas milionárias (115,72 milhões de euros em 2010). O Governo regional da Catalunha confirmou o fim das contribuições de fundos públicos a Spanair e isto, unido ao desinteresse do Catar Airlines de entrar com o capital, foi determinante para o brusco fim da empresa.
    A crise atingiu com força esta companhia, que concentra suas atividades em rotas com demandas menores e teve que enfrentar a alta no preço do combustível e uma falta de liquidez quase estrutural. A companhia aérea espanhola operava mais de 200 voos diários. Neste sábado, a companhia aérea alemã Lufthansa se dispôs a reembolsar ou trocar o voo de seus passageiros que fariam trajetos compartilhados com a Spanair.

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
    Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
    Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...