Pular para o conteúdo principal

 

Grécia está a ponto de fechar acordo para evitar calote

O governo grego está em fase de negociação com os credores privados um perdão de 100 bilhões de euros, de uma dívida que soma 350 bilhões

A bandeira da União Europeia próxima ao Partenon na Acrópole de Atenas, Grécia Atenas deve fechar o acordo para evitar um default do país ainda nesse mês (Orestis Panagiotou/EFE)
A Grécia e seus credores privados devem chegar a um acordo neste fim de semana, ou até mesmo nesta sexta-feira, para evitar um calote do país. A informação é do comissário europeu para Assuntos Econômicos, Olli Rehn, que se pronunciou sobre o assunto durante o Fórum Econômico Mundial (WEF), que acontece em Davos (Suíça). Rehn destacou que o acordo está próximo de ser fechado e complementou: "No pior dos cenários, o fecharemos até o final do mês".
O governo grego está em fase de negociação com os credores privados um perdão de 100 bilhões de euros, de uma dívida que soma 350 bilhões. Mesmo que o acordo não seja realizado de acordo com o interesse da Grécia, Rehn afirmou que a Grécia não gerará perdas a investidores privados, uma vez que os países da zona do euro em dificuldade poderão recorrer ao fundo de resgate criado para enfrentar situações semelhantes."A participação do setor privado não será solicitada para nenhum outro país da União Europeia", disse.
No mesmo debate, o ministro alemão de Finanças, Wolfgang Schaeuble, mostrou-se otimista com relação ao caso grego, mas advertiu que o nível de dívida não deve superar os 120% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em 2020. Atualmente, essa porcentagem é de 160%. "Sei que muitos dos participantes creem (no default grego) há tempos, mas estou convencido de que todos cumprirão com o acordo", disse.
O presidente do maior banco alemão, o Deutsche Bank, Josef Ackermann, também se mostrou confiante com relação à solução para a Grécia e cifrou em quase 70% o nível de perdão pedido aos bancos que possuem dívida grega. Já em Bruxelas, o ministro de Relações Exteriores alemão, Guido Westerwelle, reiterou a negativa de seu país em aumentar a ajuda dos credores públicos à Grécia.
EUA sinaliza apoio a UE - Um dia depois do Fed atrelar à crise da Europa ao recuo da previsão de crescimento dos Estados Unidos, o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, disse que os sinais da economia indicam que o pior já passou. "A Europa está fazendo progressos", afirmou.
"Temos três governos (italiano, espanhol e grego) fazendo coisas difíceis e o BCE sabe o que tem que fazer", disse Geithner. O secretário se referiu às medidas de austeridade implementadas nos governos europeus. Geithner disse ainda que seu país está disposto a aumentar os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI) desde que a UE seja "capaz de encontrar a vontade política e chegue a um consenso para construir medidas de proteção mais eficazes".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Agência Brasil Augusto Aras reitera que seu compromisso é com a atuação na chefia do Ministério Público Federal Aras afirma desconforto com especulação sobre vaga no STF BRASIL O procurador-geral da República, Augusto Aras, em nota, manifesta seu desconforto com a veiculação reiterada de seu nome para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Conquanto seja uma honra ser membro dessa excelsa Corte, o PGR sente-se realizado em ter atingido o ápice de sua instituição, que também exerce importante posição na estrutura do Estado. Segundo Aras, ao aceitar a nomeação para a chefia da Procuradoria-Geral da República, não teve outro propósito senão o de melhor servir à Pátria, inovar e ampliar a proteção do Ministério Público Federal e oferecer combate intransigente ao crime organizado e a atos de improbidade que causam desumana e injusta miséria ao nosso povo. O PGR considerar-se-á realizado se chegar ao final do seu mandato tão somente cônscio de haver cumprido o se...