Pular para o conteúdo principal
Com reeleição 'tranquila', aliados do PT trabalham com três nomes para prefeitura
Foto: Divulgação | Bahia Notícias
Com uma reeleição praticamente liquidada, os aliados do governador da Bahia, Rui Costa (PT), já trabalham internamente pensando em outro pleito. Daqui a dois anos tem eleição para prefeitura de Salvador, hoje comandada por ACM Neto (DEM), principal nome da oposição no Estado. Pensando em derrotar o sucessor do democrata – que se despede da gestão em 2020 –, o grupo governista estuda lançar Fábio Vilas-Boas, José Trindade ou Guilherme Bellintani para disputa pelo Palácio Thomé de Souza.

Secretário estadual de Saúde, o médico Vilas-Boas é homem de confiança de Rui, mas não tem filiação partidária, nem experiência como político, mas tem expertise como gestor, entregando obras na administração. De acordo com interlocutores do Palácio de Ondina, ele é um nome que mais agrada os partidos aliados, após criar interlocução com caciques de PP e PSD, por exemplo.

O vereador de Salvador e ex-líder da Minoria na Câmara José Trindade (Podemos) é um político que tem a confiança da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, e do próprio Rui Costa. Com perfil combativo no Legislativo municipal e fiel escudeiro do governador, Trindade se torna peça fundamental na oposição de Neto na capital baiana. "Minha expectativa agora é ajudar a eleger Rui Costa com o maior reconhecimento possível de todos os baianos", desconversou o edil.


Aliados de Rui e do PT também articulam para atrair o presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, que era do DEM e se desfiliou há um ano. Ele foi eleito gestor do clube após apoio essencial do marqueteiro petista Sidônio Palmeira, que criou uma ponte entre grupos políticos distintos em torno da eleição da direção do time. Ex-secretário municipal na gestão ACM Neto, Bellintani é o desejo da ala mais progressista do PT. O mandato dele no clube acaba em dezembro de 2020.

Se concretizar, seria uma espécie de desmoralização a Neto, já que Bellintani sempre foi um dos aliados mais próximos do líder oposicionista. Procurado pelo BN, ACM Neto foi enfático: “Sem comentários”.

Três nomes ainda correm por fora: a senadora Lídice da Mata (PSB), o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) e o secretário de educação Walter Pinheiro. A socialista já foi prefeita da capital baiana, o petista Pelegrino já concorreu ao pleito e Pinheiro, atualmente sem partido, também concorreu e foi derrotado por João Henrique (PRTB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...