Pular para o conteúdo principal

Muita gente me pergunta se é possível existir ética na política. A dúvida se justifica pela descrença das pessoas nos políticos e também nas instituições, principalmente depois da série de escândalos e denúncias que a sociedade brasileira teve de presenciar, nos últimos anos. 
 
Respondo a esta questão com muita convicção: é possível, sim, haver ética na política. E mais: para a melhoria da qualidade política, em nosso País, a ética se faz absolutamente necessária.
 
Ser ético significa, antes de tudo, ter noção exata das responsabilidades da representação política. E procurar cumpri-las integralmente, sem fazer concessões e particularismos egocêntricos e a interesses escusos. A ética na política é o território da aplicação correta de normas, do zelo pela coisa pública, do respeito aos cidadãos, da defesa dos direitos de todos, sem privilégios a grupos, da preservação dos valores que forjam o caráter de um povo, como a solidariedade, a liberdade, a consciência do dever e o amor à Pátria.
 
A política não é a esteira para a promoção pessoal nem a escada para a locupletação de riquezas. A política é a ponte para a elevação das condições da sociedade. Por seu meio e por suas formas, aprimoram-se as instituições, aperfeiçoam-se os costumes, melhora-se a qualidade de vida, promovem-se as condições de bem-estar coletivo. 
 
Ser ético é fazer da política o caminho para tais conquistas. É ter coragem para assumir riscos, determinação para afugentar as pressões e as vaidades, força para atacar os vícios e mazelas.
 
O compromisso ético está amparado numa postura de dignidade pessoal e profissional. Os homens públicos precisam dar o exemplo de retidão. As identidades maculadas pela mancha da ilicitude caem no descrédito e contaminam o processo político. 
 
Por isso, hoje, em nosso País, é imprescindível que façamos da bandeira ética a mola mestra da credibilidade social. A ética e a dignidade poderão conferir ao sistema político a grandeza que ele simboliza. E de que tanto precisa para voltar a ser respeitado pela sociedade.
 
Creio firmemente na ética e na dignidade, como valores que podem nos levar a um sistema democrático mais desenvolvido. Estamos no limiar do terceiro milênio e não podemos mais admitir a barbárie, a impunidade, a indecência, os atos ilícitos, o fisiologismo, a corrupção desenfreada, a má-fé, a existência de partidos sem doutrina, o uso das máquinas para locupletação de grupos, a mesquinhez, as emboscadas, os jogos inescrupulosos.

Por isso precisamos votar em candidatos com uma vida limpa, sem mácula para o bem da própria sociedade.
Dessa  forma lhes apresento dois candidatos que preenchem todos esses requisitos.Resultado de imagem para felix mendonçaResultado de imagem para carlos ubaldino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...