Pular para o conteúdo principal

Por que comemos ovos (e coelhos) de chocolate na Páscoa?

Entenda de onde vem o hábito. E mais: conheça outros animais que simbolizam a data


Foto: Divulgação
Coelhos de chocolate da confeitaria Ofner, em São Paulo, sucesso há mais de 40 anos
No mundo todo, é difícil encontrar quem não se renda ao sabor de uma barra de chocolate. E quando a Páscoa vem chegando, pronto! É época de passear por supermercados com tetos abarrotados de embrulhos coloridos, de encomendar doces caseiros ou uma versão mais bacana, com cara de presente de aniversário. Mas por que será que comemos ovos de chocolate na Páscoa?

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER


"O costume de presentear com ovos vem desde a antiguidade”, afirma Karen Bressan, professora do Centro Universitário SENAC, Campus Águas de São Pedro. Segundo ela, fazia parte dos festejos europeus de fim do inverno, estação que dificultava a produção de alimentos. “Na cultura chinesa, o costume de dar ovos de galinha cozidos e decorados, nas festas de primavera, também simboliza a valorização da vida, o renascimento e a ressurreição”, diz. Isso porque, de acordo com a especialista, esse ingrediente representa a renovação periódica da natureza.

Aprenda a fazer e a embalar:
ovo de colher recheado de brigadeiro

Acontece que, na Quaresma, o consumo de carne é proibido, e ovo, durante um período, também foi. “Uma teoria que podemos adotar pela escolha do chocolate para substituir os ovos de galinha é o fato de o produto ser considerado um alimento dos deuses, com grande valor entre os povos desde a sua descoberta”, afirma Karen.
Veja também: peixes para a Quaresma


Foto: Getty Images
Ovos de chocolate
Coelho no Brasil, peixe na França, galinha na Espanha

A festa de Páscoa foi oficializada no ano 325 d.C. e tem vários símbolos. “Todos em homenagem à ressurreição de Cristo, à vida”, explica Karen. O coelho reina na cesta de Páscoa brasileira e na imaginação da garotada. Entre os significados, está a reprodução e a fertilidade associada a ele. Mas outros animais também fazem parte das tradições de outros países. Sempre feitos de chocolate.
Faça você mesmo: trufa de chocolate e bombom trufado

Na França, por exemplo, nesta época do ano podem ser encontrados chocolates em formato de peixe. “Ele representando a fé das pessoas em Cristo ressuscitado”, diz a professora. “A pomba, por sua vez, apresentada em forma de colomba, simboliza a paz de Cristo e a presença do Espírito Santo.”
Aprenda a fazer e conheça a história: colomba pascal passo a passo
A confeitaria paulistana Ofner, além do tradicional coelho de chocolate, em cartaz há mais de 40 anos, faz o doce em formato de galinha, símbolo de Páscoa na Espanha. Uma possível justificativa para o símbolo é que, desde a antiguidade, os espanhóis costumam dar ovos de galinha decorados para comemorar a vida nesta data.

Mas, animais à parte, o importante, no mundo todo, é celebrar. Se possível com um chocolate irresistível, no formato que for.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular