China diz que tentará dissuadir Pyongyang de seu plano de lançar satélite
A China informou nesta segunda-feira que tratará dissuadir a Coreia o Norte de seu plano de lançar em abril próximo um satélite com um foguete de longo alcance e mostrou sua preocupação com o impacto que essa ação pode ter na estabilidade da região, informou uma fonte oficial sul-coreana.O compromisso foi assumido durante a cúpula bilateral mantida entre o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, e o chinês, Hu Jintao, antes do início esta tarde da 2ª Cúpula de Segurança Nuclear em Seul, segundo a fonte.
Acrescentou que Pequim já expressou sua preocupação com Pyongyang pelo lançamento, que segundo o regime norte-coreano tem fins científicos, embora muitos países o consideram um teste encoberto dirigida ao desenvolvimento de mísseis de longo alcance.
A Coreia do Norte anunciou no dia 16 de março sua intenção de lançar um satélite de observação terrestre em abril, coincidindo com as comemorações pelo centenário do nascimento do fundador do país, Kim Il-sung.
Embora a questão norte-coreana não faça parte da agenda da cúpula de Seul, foi abordada em encontros bilaterais à margem da reunião, que começa com um jantar de trabalho.
No encontro bilateral entre Lee e Hu, ambos os líderes concordaram em que o lançamento do satélite pode ter um impacto adverso na estabilidade da Península Coreana e nos esforços para retomar as conversas estagnadas de seis lados para a desnuclearização de Pyongyang.
A 2ª Cúpula de Segurança Nuclear, que segue à realizada em Washington em 2010, procura reforçar a cooperação perante a ameaça do terrorismo nuclear.
Comentários
Postar um comentário