Coreia do Norte testa dois mísseis de curto alcance
Ação militar acontece duas semanas antes de lançamento de foguete
Líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un, treina artilharia durante visita a fábrica de armas (AFP)
Duas semanas antes da data anunciada para o polêmico lançamento de um satélite, a Coreia do Norte testou nesta sexta-feira dois mísseis de curto alcance.Segundo uma fonte militar sul-coreana ouvida pela emissora pública KBS, o governo de Pyongyang lançou mísseis terra-mar KN-01 com um alcance de 120 quilômetros na província de Pyongan do Norte, na costa noroeste, o mesmo lugar onde acontecerá o lançamento do foguete de longo alcance que vai colocar um satélite em órbita - considerado pela comunidade internacional uma manobra para encobrir testes com mísseis balísticos.
Embora não violem nenhum acordo internacional, as ações militares desta quinta aumentam ainda mais a tensão na península. A autoridade militar ouvida pela KBS opinou que o anúncio do lançamento do satélite poderia ser interpretado como um gesto de protesto da Coreia do Norte pelo recente desdobramento de navios de guerra da Coreia do Sul e dos Estados Unidos no Mar Amarelo.
Histórico - A Coreia do Norte anunciou em meados de março a intenção de pôr em órbita um satélite de observação terrestre através de um projétil de longo alcance para comemorar o centenário do nascimento do fundador do país, Kim Il-sung. Os Estados Unidos, a Coreia do Sul e outros países pediram aos norte-coreanos que cancelasse o lançamento, já que ele viola a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas adotada em 2009.
Para aumentar a pressão sobre o regime de Kim Jong-un, os EUA anunciaram na quarta-feira a suspensão do envio de alimentos à Coreia do Norte. Os dois países haviam acertado em fevereiro um acordo de ajuda alimentícia de Washington em troca da suspensão do programa nuclear de Pyongyang.
Comentários
Postar um comentário