Pular para o conteúdo principal

CURIOSIDADE


Vesícula biliar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vesícula biliar
BauchOrgane wn.png
Vesícula biliar sendo representada pelo número cinco.
Illu pancrease português.jpg
Esquema mostrando a vesícula biliar e órgãos próximos
Latimvesica fellea
Gray'sassunto #250 1197
SistemaSistema digestivo
VascularizaçãoArtéria cística
Drenagem venosaVeia cística
InervaçãoGânglio celíaco, nervo vago[1]
PrecursorForegut
A vesícula biliar é um órgão presente no organismo humano em forma de pêra. Armazena até 50ml de bile,que será utilizada no sistema digestivo, não sendo responsável por sua produção.

Índice

[esconder]

[editar] Anatomia


Vesícula biliar e vias biliares extra-hepáticas, em litografia do Gray's Anatomy.
A vesícula biliar tem cerca de 7–10 cm de comprimento em humanos e tem uma aparência verde-escuro devido ao seu conteúdo (bile), não ao seu tecido. É conectada ao fígado e ao duodeno através do trato biliar.
É vascularizada pela artéria cística.

[editar] Anatomia microscópica

A vesícula biliar é constituída por quatro camadas, estruturalmente distintas:
  • Camada mucosa — formada por epitélio cilíndrico simples com microvilosidades e lâmina própria;
  • Camada submucosa — formada por tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e glândulas exócrinas tubulo-acinosas mucosas (responsáveis pela secrecção da maior parte do muco presente na bílis);
  • Camada muscular — constituída por tecido muscular liso, que contrai involuntariamente com a colecistoquinina produzida no intestino, o que provoca a secreção da bílis;
  • Camada serosa ou adventícia — é muito pequena, dificilmente vista.

[editar] Função

A vesícula biliar armazena bile, que é lançada quando a comida contendo gordura entra no trato digestivo, estimulando a secreção de colecistoquinina (CCK). A bile emulsifica gorduras e neutraliza ácidos na comida parcialmente digerida.
Depois de ser armazenada na vesícula biliar, a bile se torna mais concentrada do que quando saiu do fígado, aumentando sua potência e intensificando seu efeito nas gorduras. A maior parte da digestão ocorre no duodeno.

[editar] Doenças

As doenças mais comuns da vesícula biliar são a colelitíase e a colecistite. Muito raro, o câncer de vesícula biliar possui um prognóstico ruim.

[editar] Colelitíase

A colelitíase é uma doença na qual há acúmulo de pedras (cálculos) na vesícula biliar.

[editar] Colecistite

A colecistite é a inflamação da vesícula biliar. Pode ser causada por cálculos. Em seu exame pode ser encontrados seios de Rokitansky-Aschoff.

[editar] Câncer de vesícula biliar

Um tipo raro de câncer é o câncer de vesícula biliar. É raramente detectado precocemente, pois muitas vezes a detecção é acidental através de ultrassom. Possui um prognóstico ruim se for detectado tardiamente, mesmo se a pessoa for tratada com a remoção da vesícula biliar. O risco de câncer da vesícula biliar aumenta quando os seguintes fatores (combinados ou não) estão presentes com pólipos: pedras na vesícula, idade maior de 50 anos, pólipo com diâmetro maior de 10mm, pedículo prolongado do pólipo.

[editar] Ver também

O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Vesícula biliar

Referências

  1. Ginsburg, Ph.D., J.N.. In: Thomas M. Nosek, Ph.D.. Gastrointestinal Physiology. Augusta, Georgia, United State: Medical College of Georgia, 2005-08-22. p. 30 p.. Página visitada em 2007-06-29.
Glândulas digestivas v·e
Pâncreas (Cauda do pâncreas, Corpo do pâncreas, Cabeça do pâncreas, Ilhotas de Langerhans) | Vesícula biliar | Fígado (Hepatócito, Espaço de Disse, Célula de Kupffer, Sinusóide hepático, Hepatic stellate cell, Lóbulo hepático)ductos biliares: (Bile canaliculus, Ducto hepático comum, Ducto cístico, Ducto biliar comum) | Ducto pancreático | Ampola hepatopancreática

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.