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Ações brasileiras foram as que mais subiram na América Latina em 2011, diz consultoria

 
As ações de empresas brasileiras dominaram os bons resultados na América Latina em 2011. Entre as 20 ações que mais se valorizaram no ano, 16 são brasileiras, o que representa 80% do total.
EMPRESA PAÍS VALORIZAÇÃO
EM 2011 (%)
Até 26/12
Cielo Brasil 51,1
Femsa (alimentos e bebidas) México 50,7
Redecard Brasil 46,2
Tim Brasil 41,6
Telefônica Brasil 41,1
Penoles Industrias (mineração) México 40,5
Eletropaulo Brasil 39,2
Mundial (siderurgia) Brasil 37,1
Cemig Brasil 36,7
Souza Cruz Brasil 36,1
Ambev Brasil 35,7
BR Foods (Perdigão e Sadia) Brasil 34,7
Alfa (siderurgia) México 31,3
Cesp Brasil 28,2
Hering Brasil 27,3
Light Brasil 26,4
Ultrapar Brasil 23,4
Cetip (finanças e seguros) Brasil 14,9
Energias BR Brasil 14,1
Walmart do México México 7,9
A ação que mais avançou foi a da Cielo (CIEL3), com 51,1% de ganho. Em segundo lugar, com 50,7%, vem a Femsa (Fomento Económico Mexicano), que é do México, mas também atua no Brasil como uma das engarrafadoras da Coca-Cola.

A Femsa anunciou em outubro que planeja abrir uma rede de lojas de conveniência no Brasil, mas teme a concorrência das padarias.

Na terceira colocação do ranking de rentabilidade de ações, está a Redecard do Brasil (RDCD3) com 46,2% de retorno no ano.

O levantamento da situação das ações na América Latina foi feito pela consultoria Economatica e considerou as empresas de capital aberto com volume financeiro diário médio de mais de US$ 10 milhões.

As rentabilidades foram calculadas no ano de 2011 até o dia 26 de dezembro na moeda de cada pais.

Do outro lado da tabela, as ações que tiveram a maior queda foram as da brasileira HrT Petróleo (HRTP3) do Brasil com queda de 64,6%, seguida pela também brasileira Gafisa (GFSA3) com queda de 63,3%.

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