Metrô de Salvador testa viagem pela 1° vez após 12 anos em construção
Prefeito diz que ainda não tem mão-de-obra treinada para operar
trens.
Metrô rodou com sacos de areia. Testes devem durar até junho de
2012.
É o início da fase de testes, com previsão para durar até abril de 2012. Nesta etapa, as locomotivas rodam com 600 sacos de areia, quantidade que corresponde, em média, a 60 quilos. Entre abril de junho de 2012, os trens começam a transportar cerca de 600 passageiros em cada viagem. As passagens não serão cobradas durante este período.
saiba mais
O percurso dos 6 km é concluído em 10 minutos. A partir da Rótula do Abacaxi,
os cerca de 1.250 passageiros, capacidade estimada pela prefeitura, deverão
utilizar outros meios de transportes para chegar ao destino final.O prefeito de Salvador, João Henrique, experimentou viajar em um dos vagões. Na ocasião, João Henrique afirmou que ainda não foram contratados trabalhadores baianos e que profissionais do sul do país foram deslocados para operar os veículos durante a fase experimental.
Comentou também que o sistema integrado irá atrasar. “Enquanto as outras etapas do metrô não forem entregues à população, a integração será feita com o tradicional sistema rodoviário que a cidade já dispõe”, afirma. (Veja acima imagens aéreas da primeira viagem do metrô, cedidas pela prefeitura de Salvador).
A construção do metro começou no ano de 2000, com promessa de ter extensão de 12 km pronta em 2003. Adiada várias vezes, a entrega da primeira metade do percurso foi anunciada para inicio de 2012. O gasto, até agora, é de R$ 700 milhões.
A previsão é de 25 mil passageiros transitando por dia na estação de transbordo. No início de 2012, o Ministério das Cidades deve repassar R$ 33 milhões para subsidiar os primeiros seis meses de operação.
Comentários
Postar um comentário