Pular para o conteúdo principal

Vereadores Sidninho e Aladilce alertam que a minoria não será manipulada

Oposição na Câmara Municipal rechaça acordo para aprovar reforma da Previdência; Rui é criticado

EXCLUSIVAS
Com a declaração do prefeito ACM Neto (DEM) nesta segunda-feira (23) de já ter iniciado conversas com os vereadores para envio de reforma da previdência à Câmara de Salvador, a oposição já se antecipa e rechaça acordo para aprovar a matéria. As conversas, conforme o Política Livre antecipou são de que Neto e o governador Rui Costa (PT), deixaram a rivalidade de lado e teriam selado uma espécie de pacto de paz para mobilizar suas bases políticas em prol da aprovação da reforma. Neste sentido, Neto chegou a declarar não ver incoerência alguma em colaborar com o PT, que agora corrige seu erro.
Contudo, se o discurso, ao menos inicialmente, colou na base de Neto na Assembleia Legislativa da Bahia aprovou a urgência para votar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Previdência que modifica regras do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos do estado, no Parlamento municipal Rui não tende ter a mesma facilidade. Além da resistência que o prefeito sofre no grupo, o posicionamento do gestor ‘contra’ os servidores tem sido bastante criticado pelos seus próprios aliados.
A comunista Aladilce Souza, por exemplo, elencou ter visto com muita estranheza esse acordo entre o governador e o prefeito que ocorreu na Assembleia Legislativa em torno de um projeto que, em sua opinião, só prejudica os servidores.
“O governador lamentavelmente se equivocou por não dialogar com os trabalhadores e mais uma vez se antecipa , pois ele tinha até junho e poderia ter debatido de forma tranquila, democrática”, pontuou, arrematando ainda lamentar que ele também tenha ignorado o documento do elaborado pelo Sindsefaz [Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado] , que apresenta várias propostas de ampliação da arrecadação, mas ele preferiu não dar nenhuma atenção”, enfatizou.
Conforme a vereadora, a sua esperança é que Rui reveja seu posicionamento que, ‘infelizmente’ pode resultar em grande prejuízo político para ele. “Afinal, estamos num governo democrático e ele, dessa forma, repete o mesmo posicionamento de um governo que tanto crítica, utilizado pelo chamado movimento de direita conservadora. “E dessa forma a revolta dos servidores é justificada”, pontuou.
E em relação à matéria que tende a chegar na Câmara de Salvador o quanto antes, com a corroboração do líder da oposição, vereador Sidninho (Podemos), Aladilce reforça ter esperança de que o debate entre os pares não seja atropelado, como ocorreu na Assembleia.
“Que possa ser estabelecido como o manda o regimento. Afinal, tanto no âmbito estadual quanto municipal as categorias estão há muitos anos sem reajustes e lamento que esse seja o presente de Natal tão amargo que chegam para elas, mas posso garantir que não participei de nenhum acordo e ainda que chegue algo neste sentido a mim não coadunarei com isso. Sou defensora da democracia e fica difícil a gente se comprometer com algo que a gente não esta entendendo e que não defende”, concluiu Aladilce.
Sidninho, por sua vez, além de relembrar que a oposição após muito custo conseguiu quebrar uma tradição histórica e passar a ter vez e voz na Casa, não se associará a nenhum tipo de acordo escuso que prejudique os trabalhadores, ainda que feito pelo governador.
“Sem falar que a prefeitura nunca dialogou conosco, senão via projetos de lei e vetos a nossas matérias. Portanto, isso tudo é no mínimo desrespeitoso aos nossos mandatos”, disparou, endossando que tudo será analisando de forma criteriosa e que a minoria não será manipulada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...