Pular para o conteúdo principal

Vereadores Sidninho e Aladilce alertam que a minoria não será manipulada

Oposição na Câmara Municipal rechaça acordo para aprovar reforma da Previdência; Rui é criticado

EXCLUSIVAS
Com a declaração do prefeito ACM Neto (DEM) nesta segunda-feira (23) de já ter iniciado conversas com os vereadores para envio de reforma da previdência à Câmara de Salvador, a oposição já se antecipa e rechaça acordo para aprovar a matéria. As conversas, conforme o Política Livre antecipou são de que Neto e o governador Rui Costa (PT), deixaram a rivalidade de lado e teriam selado uma espécie de pacto de paz para mobilizar suas bases políticas em prol da aprovação da reforma. Neste sentido, Neto chegou a declarar não ver incoerência alguma em colaborar com o PT, que agora corrige seu erro.
Contudo, se o discurso, ao menos inicialmente, colou na base de Neto na Assembleia Legislativa da Bahia aprovou a urgência para votar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Previdência que modifica regras do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos do estado, no Parlamento municipal Rui não tende ter a mesma facilidade. Além da resistência que o prefeito sofre no grupo, o posicionamento do gestor ‘contra’ os servidores tem sido bastante criticado pelos seus próprios aliados.
A comunista Aladilce Souza, por exemplo, elencou ter visto com muita estranheza esse acordo entre o governador e o prefeito que ocorreu na Assembleia Legislativa em torno de um projeto que, em sua opinião, só prejudica os servidores.
“O governador lamentavelmente se equivocou por não dialogar com os trabalhadores e mais uma vez se antecipa , pois ele tinha até junho e poderia ter debatido de forma tranquila, democrática”, pontuou, arrematando ainda lamentar que ele também tenha ignorado o documento do elaborado pelo Sindsefaz [Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado] , que apresenta várias propostas de ampliação da arrecadação, mas ele preferiu não dar nenhuma atenção”, enfatizou.
Conforme a vereadora, a sua esperança é que Rui reveja seu posicionamento que, ‘infelizmente’ pode resultar em grande prejuízo político para ele. “Afinal, estamos num governo democrático e ele, dessa forma, repete o mesmo posicionamento de um governo que tanto crítica, utilizado pelo chamado movimento de direita conservadora. “E dessa forma a revolta dos servidores é justificada”, pontuou.
E em relação à matéria que tende a chegar na Câmara de Salvador o quanto antes, com a corroboração do líder da oposição, vereador Sidninho (Podemos), Aladilce reforça ter esperança de que o debate entre os pares não seja atropelado, como ocorreu na Assembleia.
“Que possa ser estabelecido como o manda o regimento. Afinal, tanto no âmbito estadual quanto municipal as categorias estão há muitos anos sem reajustes e lamento que esse seja o presente de Natal tão amargo que chegam para elas, mas posso garantir que não participei de nenhum acordo e ainda que chegue algo neste sentido a mim não coadunarei com isso. Sou defensora da democracia e fica difícil a gente se comprometer com algo que a gente não esta entendendo e que não defende”, concluiu Aladilce.
Sidninho, por sua vez, além de relembrar que a oposição após muito custo conseguiu quebrar uma tradição histórica e passar a ter vez e voz na Casa, não se associará a nenhum tipo de acordo escuso que prejudique os trabalhadores, ainda que feito pelo governador.
“Sem falar que a prefeitura nunca dialogou conosco, senão via projetos de lei e vetos a nossas matérias. Portanto, isso tudo é no mínimo desrespeitoso aos nossos mandatos”, disparou, endossando que tudo será analisando de forma criteriosa e que a minoria não será manipulada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p