Pular para o conteúdo principal
Foto: Divulgação/Arquivo
Governador Rui Costa teria dado pouca segurança a Bellintani para concorrer à Prefeitura, segundo seus apoiadores

Aliados de Bellintani colocam culpa integral por sua desistência em Rui Costa

EXCLUSIVAS
A decisão de Guilherme Bellintani de não concorrer à Prefeitura de Salvador, anunciada com exclusividade hoje no programa de Mário Kertész, da Metrópole, causou grande decepção na cúpula petista e enorme alegria no grupo do prefeito ACM Neto (DEM), com quem o presidente do Esporte Clube Bahia jantou na segunda-feira passada, após se reunir, pela manhã, com o governador Rui Costa (PT).
Na elite do petismo, no entanto, a culpa pela decisão de Bellintani é colocada quase exclusivamente no colo do governador Rui Costa (PT), a quem se acusa de falta de comando e coordenação do processo. As lideranças do partido que apostavam no nome de Bellintani para derrotar o candidato do prefeito dizem que montaram uma operação de guerra para estruturar sua candidatura no aguardo apenas de um sinal positivo do governador.
Rui, entretanto, na visão deles, teria se omitido ou jamais demonstrado interesse genuíno na idéia, preferindo atribuí-la a um delírio de marketing, embora tivesse flertado com o presidente do Bahia, como prova a decisão de tê-lo recebido na última segunda-feira. Segundo petistas e outros apoiadores do nome de Bellintani, o presidente do Bahia fez dois pedidos ao governador.
O primeiro era o de que não gostaria de ter que se filiar ao PT, já que havia percebido que isso poderia tirar-lhe votos. O segundo era de ajudá-lo a construir o apoio dos demais candidatos de partidos aliados do governador a ele, para o que pretendia negociar a indicação do nome do deputado federal Sargento Isidório (Avante) ou da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) à sua vice.
Assim, Bellintani achava que poderia obter, por gravidade, o apoio do pré-candidato do Podemos, Bacelar, e abortar o projeto de candidatura própria do PT, em que era forte a resistência ao seu nome principalmente depois que começou a ganhar corpo internamente na legenda a proposta de lançamento de um candidado negro à Prefeitura de Salvador.
Rui não sinalizou no sentido de atender a nenhum dos dois apelos, indicando que não poderia interferir na decisão interna dos partidos nem dos seus candidatos. Por este motivo, Bellintani decidiu se encontrar com ACM Neto à noite, segundo figuras próximas ao presidente do Bahia, para comunicar que não seria mais candidato, embora
haja especulações de que, no encontro, ele tenha tentado inverter o jogo, tentando obter apoio do democrata para disputar.
Diante da convicção do prefeito de que seu candidato já havia sido escolhido, com base, inclusive, em resultados de pesquisas de intenções de voto, o presidente do Bahia percebeu que não havia chance de concorrer por seu lado. Dias depois Rui divulgaria que conversou com Bellintani e que ele deveria anunciar se sairia candidato até o fim do ano, como acabou acontecendo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...