Trump diz que vai retirar EUA do TPP em seu 1º dia de governo
O presidente eleito divulgou a medida junto com outras propostas que busca colocar em prática nos primeiros cem dias na Casa Branca

O republicano Donald Trump chega ao New York Hilton Midtown para realizar discurso, após derrotar a democrata Hillary Clinton nas eleições presidenciais americanas. O magnata conquistou os 270 delegados necessários para vencer a disputa - 09/11/2016 (Joe Raedle/Getty Images)
O republicano, que durante a campanha eleitoral já tinha expressado oposição ao tratado, disse que quando assumir o poder na Casa Branca, em janeiro de 2017, buscará negociar “tratados bilaterais justos” que gerem empregos para o país. O TPP, uma iniciativa impulsionada pelo presidente Barack Obama, ainda não foi ratificado pelo Congresso dos Estados Unidos, onde encontrou forte oposição de parte dos legisladores republicanos. O acordo comercial entre doze nações visa reduzir barreiras de negócios, através da redução de tarifas de importação, para aumentar o fluxo de bens e serviços.
Trump também afirmou que irá cancelar restrições de alguns sistemas de energia potencialmente danosos ao meio-ambiente, como a extração do gás de xisto, para gerar empregos. Outras medidas incluem planos para melhorar a infraestrutura do país contra ciberataques, investigações sobre “abusos dos programas de visto” e uma regra para que oficiais do Executivo sejam proibidos de se tornarem lobistas por cinco anos depois de deixarem seus cargos.
Comentários
Postar um comentário