Pular para o conteúdo principal

‘Não há sinal de vida’ em hotel atingido por avalanche na Itália

Quatro mortes foram confirmadas e há outros 25 desaparecidos, entre eles quatro crianças

Nenhum sinal de vida foi detectado na noite desta quinta-feira (tarde no Brasil) nos escombros de um hotel atingido por uma avalanche de neve no centro da Itália. Segundo a imprensa italiana, há quatro mortos confirmados e 25 desaparecidos. Duas pessoas que estavam dentro de carros no momento da tragédia conseguiram se salvar.
O incidente aconteceu em uma região montanhosa, próxima ao local onde, na véspera, foram registrados vários terremotos, informaram bombeiros. De acordo com o jornal La Stampa, cães farejadores foram usados para buscar nos escombros, mas não localizaram sobreviventes. Pelo menos quatro dos desaparecidos eram crianças.
O alerta sobre a avalanche foi lançado na quarta-feira à tarde, mas os primeiros socorristas só conseguiram chegar ao local durante a madrugada, em razão da forte nevasca e das rajadas de vento. “A situação é dramática. Não há sinal de vida”, declarou o porta-voz dos bombeiros, Luca Cari. A avalanche arrastou destroços e, possivelmente, corpos, por centenas de metros, informou.
Na esperança de encontrar ao menos alguns desaparecidos em bolsões de ar, os socorristas dividiram a área de buscas em “micro-zonas que são analisadas”, explicou. “Ninguém responde aos chamados”, reconheceu um dos primeiros socorristas a chegar no local. O hotel ficou “destruído, já não existe mais”, acrescentou um bombeiro.
Giampiero Parete, um dos sobreviventes, havia saído do hotel para buscar remédios em seu carro quando a avalanche chegou. “Giampiero me telefonou ontem à noite pedindo ajuda com um tom desesperado. Disse-me ‘o hotel desabou’. Imediatamente telefonei para os socorristas”, contou Quintino Marcella, colega de trabalho de Parete, de 38 anos.
O hotel Rigopiano era uma elegante estrutura de três andares, com piscina aquecida e sauna, situada perto de Farindola, nos Abruzos. A região se localiza a uma centena de quilômetros de Amatrice, abalada na quarta-feira por uma série de terremotos. Era impossível saber no momento se a avalanche foi provocada por um desses terremotos, que foram sentidos inclusive em Roma, situada a 180 quilômetros do epicentro.
(Com AFP)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular