Donald Trump toma posse como o 45º presidente dos EUA
Junto com o vice-presidente Mike Pence, o republicano de 70 anos comandará a maior potência mundial pelos próximos quatro anos
Nas escadas do Congresso, Trump prestou o juramento escrito na Constituição do país sobre duas bíblias: uma presenteada a ele por sua mãe, em 1955, e a de Abraham Lincoln, também utilizada por Obama há quatro anos. Depois do rito oficial, o republicano pronunciará um discurso de cerca de 20 minutos, o primeiro de muitos no cargo.
Ex-astro televisivo e sem experiência política, Trump promete administrar a primeira potência mundial como uma de suas empresas: criar novos empregos e tornar o país mais protecionista e mais fechado aos imigrantes. Aos 70 anos, o republicano é o presidente mais velho a ocupar a Casa Branca e substitui o democrata Barack Obama.
Sua inesperada vitória, derrotando a democrata Hillary Clinton na eleição de 8 de novembro, deixou o planeta atônito. A campanha de Trump estava ancorada, sobretudo, nos votos de uma classe trabalhadora branca, que desconfia dos políticos tradicionais e que sente que a globalização a prejudicou, transferindo empregos do México à China.
Os aliados tradicionais dos Estados Unidos observam o magnata imobiliário nova-iorquino com inquietação: após uma campanha divisiva, Trump chega à Casa Branca com a menor popularidade de um novo presidente em quatro décadas.
Especial – Por dentro da Casa BrancaEspecial – Como será o dia da posse de Donald Trump
Comentários
Postar um comentário