Pular para o conteúdo principal

Conheça Melania, a primeira-dama imigrante e ‘invisível’ dos EUA

A mulher do magnata raramente aparece em público, não fala à imprensa, nem é mencionada por Trump em seus discursos

Após a posse de Donald Trump, na sexta-feira, sua mulher Melania se tornará a primeira esposa presidencial desde Louisa Adams, casada com o presidente John Quincy Adams, a nascer fora dos Estados Unidos. Assim como Ivana Trump, a primeira mulher do magnata, Melania também é cidadã naturalizada, uma imigrante nascida na Eslovênia.
A ex-modelo de 46 anos está casada com Trump desde 2005 e é mãe de Barron, de 10 anos, o caçula da família. Observadores da campanha do magnata notaram o papel passivo, quase invisível, desempenhado pela nova primeira-dama, que se manifesta pouco publicamente – bem diferente da predecessora, Michelle Obama. Seu passado, porém, é bem menos discreto, já que posou nua para a revista GQ britânica, em 2000, e para a francesa Max nos anos 1990.
Para o pesquisador do partido Republicano, Frank Luntz, a razão para isso é que Melania não é o tipo tradicional de esposa e os “republicanos possuem uma visão tradicional do casamento”, disse ao jornal The New York Times. No anúncio oficial da candidatura de Trump, em junho, não foi Melania quem discursou a seu favor, mas sua filha de 33 anos, Ivanka, que teve papel ativo na campanha. Em uma das poucas tentativas de discursar, na Convenção Nacional Democrata, Melania foi acusada de plagiar a esposa de Obama.
Trump tem um complexo histórico de casamentos, mas segue o padrão de namorar ex-modelos estrangeiras. Sua primeira mulher, Ivana, nascida na antiga Checoslováquia, é mãe de seu três filhos mais velhos e foi responsável por diversos escândalos na imprensa americana. O relacionamento acabou quando a Ivana ouviu a conversa do marido com outra mulher por uma extensão telefônica. O magnata então se divorciou e assumiu um romance com amante, Marla Maples, uma atriz americana e mãe de Tiffany Trump.

Infância simples

Melanija Knavs (que nos Estados Unidos virou Melania Knauss) nasceu em Sevnica, na ex-Iugoslávia, atualmente Eslovênia, e teve uma infância humilde, sem passar necessidade, mas também sem muitos privilégios. Ela é filha de um casal de classe média baixa: seu pai era gerente de uma concessionária e sua mãe era costureira. Foi em um concurso de modelos, antes de iniciar seus estudos na Universidade de Ljubljana, que Melania atraiu a atenção de um fotógrafo que a ajudou a assinar contrato com uma agência em Milão, onde começou sua carreira como modelo.
Apesar de nunca ter alcançado o título de top model, a moça de mais de 1,80 foi fotografada para revistas e catálogos nos anos antes de conhecer Trump e chegou a ser capa das revistas VogueSports Illustrated e Harper’s Bazaar.
Melania e Trump se casaram em 2005 em uma igreja em Palm Beach. A noiva usou um vestido bordado, de alta costura da grife Christian Dior, cuja confecção exigiu mais de 500 horas, com um custo estimado em 100.000 dólares, ou mais de 380.000 reais. A lista de convidados para o casamento incluía personalidades como Heidi Klum, Shaquille O’Neal e vários políticos, inclusive Bill e Hillary Clinton.
Depois do casamento, Melania se acomodou no papel de esposa e mãe. Quando questionada sobre as posições de Trump, em poucas entrevistas, defende o marido sem fazer comentários políticos. Focada na vida familiar, a primeira-dama só deve se mudar para a Casa Branca em julho ou agosto, quando acaba o ano escolar do filho em Nova York.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...